Ceará
Ceará
O Hospital Universitário do Ceará (HUC) foi inaugurado nesta quarta-feira (19), no bairro Itaperi, em Fortaleza. A unidade conta com uma estrutura moderna de 78,6 mil metros quadrados, dividida em três torres (Clínico, Cirúrgico e Materno-Infantil) e sete pavimentos, totalizando 832 leitos, sendo 652 de internação e 180 complementares. O investimento na construção e na equipagem do hospital foi de R$ 667,71 milhões.
A solenidade de inauguração aconteceu no Dia de São José, padroeiro do Ceará, e reuniu diversas autoridades, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador Elmano de Freitas, o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, o ministro da Educação, Camilo Santana, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, além de secretários estaduais, parlamentares e profissionais da saúde.
O HUC prestará serviços de alta complexidade e funcionará como referência para outros hospitais públicos da Região de Saúde de Fortaleza e do interior do Ceará.
A unidade iniciará suas atividades de forma gradual, sendo implementada em três fases. Na primeira etapa, já em funcionamento, serão ofertados 159 leitos e cinco especialidades médicas:
O hospital também contará com um Centro de Imagem completo, incluindo ressonância magnética, tomografia computadorizada, hemodinâmica, ultrassonografia, ecocardiograma e eletrocardiograma. Além disso, já estarão em operação um ambulatório de quimioterapia, seis salas de cirurgia e 16 consultórios.
O fluxo de atendimento do HUC será regulado pela Central de Regulação do Estado, garantindo acesso organizado aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Ainda nesta quarta-feira, os 15 primeiros pacientes começaram a ser recebidos na unidade.
Segundo o governador Elmano de Freitas, o hospital é um marco na saúde cearense.
“É um momento histórico para o povo cearense. Esse Hospital foi um sonho que se concretiza. Eu agradeço a São José, ao povo cearense, parceiros e servidores e operários que contribuíram com esse Hospital. Nós começamos esse projeto político com os Hospitais Regionais e, neste momento, é muito importante para termos a clareza que esse é o maior hospital público da nossa história”.
Ensino e pesquisa
Além da assistência médica, o Hospital Universitário do Ceará será um centro de ensino e pesquisa, em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (Uece). O hospital foi projetado para fortalecer a formação acadêmica, o desenvolvimento de pesquisas científicas e a capacitação de novos profissionais para o SUS.
O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a importância do HUC para a educação e formação médica no Estado.
“Hoje é um dia muito especial para mim. Com a coragem, com os profissionais de saúde, naquele momento [pandemia da covid-19] começou o sonho de construir o maior hospital público do Ceará. Esse Hospital é 100% SUS, é também o primeiro hospital universitário do Estado, e será para o ensino e pesquisa com o que há de melhor”.
A construção do HUC faz parte da estratégia de ampliação da Rede Sesa, que agora conta com 14 hospitais estaduais, sendo dez em Fortaleza e quatro no interior.
O hospital também terá um papel essencial no redução do tempo de espera por atendimentos especializados no SUS, conforme destacou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
“Com os recursos adicionais que o Ministério da Saúde começa a colocar a partir de hoje, para funcionamento das cirurgias e atendimentos, este Hospital vai fazer transplantes que poucos Hospitais do Brasil fazem”.
O ministro também anunciou novos investimentos na rede de saúde pública de Fortaleza.
“Além do HUC, estamos ampliando o apoio ao Instituto Doutor José Frota (IJF) e ao Hospital da Mulher, fortalecendo a assistência médica na capital cearense”.
O prefeito Evandro Leitão celebrou a inauguração do hospital como um grande passo para o fortalecimento da saúde pública em Fortaleza.
“Esse alinhamento agora está se consolidando através de uma relação respeitosa e uma abertura com o Estado do Ceará, especialmente com Fortaleza. É dessa gratidão que o meu coração está cheio. Essa obra [do HUC] é um orgulho para todos nós, cearenses e nordestinos”.
Infraestrutura e acessibilidade
O hospital foi projetado para garantir fácil acesso à população cearense. Para isso, foram construídas:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou a importância da obra para fortalecer o SUS e garantir atendimento de qualidade à população.
“O lema para a saúde no Ceará tem que ser melhorar sempre, piorar nunca, porque o nosso povo merece o melhor. Eu só tenho uma missão neste país, é provar que ninguém quer comer mal, se vestir mal, morar mal ou ter uma saúde de péssima qualidade. Quem trabalha na saúde merece todo o nosso respeito, porque sem eles não seríamos muita coisa. O SUS estava muito desacreditado, aí veio a pandemia, e quem salvou este País foi o SUS”.