Poder
Poder
O Hospital Universitário do Ceará (HUC), vinculado à Universidade Estadual do Ceará (UECE), começará a operar em fevereiro de 2025, com serviços iniciais nas áreas de oncologia e vascular. O anúncio foi feito na terça-feira (7) pelo governador Elmano de Freitas, durante vistoria na unidade, localizada no bairro Itaperi, em Fortaleza.
Segundo o governador, o hospital estará integrado à rede pública de saúde do estado e dará suporte a outras unidades hospitalares. “Em fevereiro vamos entregar à população cearense, começando com atendimento na área da oncologia e vascular. Estamos com cronograma para que ele possa atender ainda de maneira mais intensa toda a população”, afirmou Elmano.
Infraestrutura e atendimento especializado
Com 652 leitos, o hospital foi projetado para atuar em assistência terciária, atendendo casos de alta complexidade. A estrutura inclui três torres e sete andares, totalizando uma área de 78,6 mil metros quadrados. Além dos setores clínico, cirúrgico e materno-infantil, o HUC terá serviços especializados para o tratamento de doenças graves.
Formação acadêmica e pesquisa
Outro diferencial é o foco na formação de profissionais de saúde. O hospital funcionará como campo de prática para estudantes e pesquisadores da UECE, fortalecendo a integração entre ensino e serviço em saúde pública.
A unidade será um ponto de apoio para hospitais públicos da Grande Fortaleza e dos hospitais regionais do estado. Com isso, a expectativa é reduzir a pressão sobre os serviços existentes e ampliar o acesso a tratamentos especializados.