Pesquisar

Ceará

Ceará

HGF realiza mutirão para pacientes com retinopatia diabética

Hospital Geral de Fortaleza espera atender cerca de 300 pacientes em ação que inclui tratamentos e consultas multidisciplinares.
Os atendimentos acontecem nos dias 22 e 23 de novembro. (Foto: Reprodução)

Nos dias 22 e 23 de novembro, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) promoverá a sexta edição do Diabetes em Ação, um mutirão de fotocoagulação a laser destinado a pacientes com retinopatia diabética (RD) grave. Esse procedimento oftalmológico utiliza feixes de luz para tratar doenças oculares, especialmente as de origem vascular.

Além do tratamento a laser, o mutirão oferece consultas com especialistas em Endocrinologia e Nutrição, visando um atendimento completo aos cerca de 300 pacientes pré-agendados. A ação conta com o apoio da Sociedade Cearense de Oftalmologia (SCO) e busca conscientizar sobre a prevenção da retinopatia, uma complicação do diabetes que atinge a retina e pode levar à cegueira.

De acordo com o Ministério da Saúde, aproximadamente um em cada três pacientes com diabetes no Brasil desenvolve a retinopatia diabética, cuja prevalência estimada no país varia entre 24% e 39%, representando cerca de dois milhões de casos.

“A doença pode causar problemas de visão e até cegueira, caso não seja tratada, especialmente quando os níveis de glicose permanecem descontrolados por longos períodos”, explica o oftalmologista do HGF Felipe Carvalho. Ele destaca que o mutirão é uma ação anual do hospital para tratar a doença e evitar a progressão de complicações graves.

Além das consultas e tratamentos, os pacientes receberão cestas básicas adaptadas para as suas necessidades nutricionais, em uma parceria com o Rotary Club de Fortaleza Alagadiço. “Nossa ideia é realizar um mutirão da forma mais humanizada possível”, afirma Carvalho, ressaltando o compromisso com a ampliação do atendimento para o maior número possível de pacientes.

Mais notícias

plugins premium WordPress