Ceará
Ceará
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) passou a contar, nesta quarta-feira (16), com uma nova ferramenta de gestão clínica voltada para o atendimento de pacientes com hemofilia. Denominada “Conectah”, a plataforma virtual oferece uma solução inovadora para a equipe médica e multidisciplinar, possibilitando uma tomada de decisões mais assertiva e personalizada, baseada em dados precisos e atualizados. A cerimônia de transferência tecnológica aconteceu no auditório do Hemoce, em Fortaleza.
O Conectah integra diversos sistemas já utilizados no acompanhamento de pacientes com coagulopatias e hemoglobinopatias, como é o caso da hemofilia. A plataforma não apenas facilita o acesso a dados clínicos em tempo real, mas também permite a interação direta dos pacientes, que poderão registrar informações sobre sua saúde e o uso de medicamentos entre as consultas, otimizando o atendimento.
O desenvolvimento da plataforma foi fruto de uma parceria entre o Hemoce, a Roche Farmacêutica, e o Senai Cimatec, da Bahia, com apoio da Embrapii. Criada inicialmente para o Hemoce, a tecnologia poderá futuramente ser expandida para outras unidades de saúde no Brasil.
A hemofilia é uma condição genética rara que afeta a coagulação do sangue, impactando mais de 13 mil brasileiros. O Hemoce, referência no tratamento dessa condição, atende cerca de 655 pacientes em todo o Ceará, oferecendo assistência multidisciplinar em Fortaleza e nas unidades regionais de Sobral, Crato, Iguatu e Quixadá.