Ceará
Ceará
A Guarda Municipal de Fortaleza, por meio do Grupo Especializado Maria da Penha (GEMP), realizou 3.391 ações de proteção a mulheres vítimas de violência nos três primeiros meses deste ano. As atividades incluíram atendimentos diretos, patrulhamentos, visitas domiciliares, encaminhamentos e ações integradas com a rede de proteção à mulher.
No período, foram registrados 87 atendimentos individualizados, com visitas domiciliares e assistências especializadas a mulheres sob medida protetiva ou em situação de vulnerabilidade. Também foram realizadas 2.411 rondas preventivas em áreas com maior incidência de violência de gênero na capital cearense.
Como parte das ações pelo Dia Internacional da Mulher, o GEMP promoveu cinco cursos de defesa pessoal em parceria com a Rede Cuca, beneficiando mais de 400 mulheres. O grupamento também esteve envolvido em 67 registros de boletins de ocorrência e participou do cumprimento de medidas protetivas de urgência, além de encaminhamentos para o Centro de Referência da Mulher.
As viaturas utilizadas pelo GEMP são caracterizadas com adesivação lilás e brasão próprio, o que facilita a identificação nas comunidades e reforça o vínculo com o trabalho de proteção às mulheres.
O GEMP atua prioritariamente com mulheres sob risco iminente de feminicídio e com medidas protetivas em vigor. Os agentes do grupo são capacitados para oferecer atendimento humanizado, com formação específica sobre os tipos de violência de gênero, abordagem adequada e articulação com os serviços da rede de apoio.
A atuação faz parte das ações prioritárias da atual gestão municipal nos 100 primeiros dias de governo, e reforça o compromisso com a segurança, acolhimento e proteção das mulheres em Fortaleza.