Esporte
Esporte
Com o fim da temporada de jogos de 2025, o gramado da Arena Castelão começou a passar por um intenso processo de revitalização para se preparar para o calendário de 2026. O equipamento esportivo, que sediou 52 partidas ao longo do ano, teve sua última atividade no domingo (7), com o jogo entre Ceará e Palmeiras.
Imediatamente após o último jogo, a empresa responsável pela manutenção iniciou as operações para recuperar o campo. O processo começa com sucessivos cortes helicoidais e verticais para rebaixar a altura da grama e remover o excesso de material acumulado, abrindo espaço para a renovação e entrada de nutrientes.
Na sequência, são realizadas a descompactação e a aeração do solo. Na descompactação, o gramado é perfurado para quebrar a camada compactada, permitindo maior oxigenação das raízes e melhor infiltração de água. Já na aeração, pinos ocos retiram material argiloso prejudicial, melhorando as condições para o desenvolvimento da grama e aumentando a segurança dos atletas.
Os procedimentos terminam com a aplicação de uma cobertura de areia, adubos e corretivos (top dressing), que melhora o nivelamento do campo e fornece nutrientes essenciais.
Este ano, a Arena Castelão recebeu jogos do Campeonato Cearense, Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro Série A e Libertadores. Além das partidas, o equipamento sediou 63 eventos diversos, incluindo grandes shows e congressos.
“Foi um ano de muitos jogos e dever cumprido”, afirmou o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro, lembrando também da escolha de Fortaleza como uma das sedes da Copa do Mundo Feminina de 2027. “Concluímos os trabalhos deste ano e já estamos nos preparando para a temporada de jogos de 2026”.
Após a primeira etapa de revitalização, o gramado receberá um programa de adubação, controle de pragas e cortes para estar em perfeitas condições de uso no início do próximo ano.