Poder
Poder
O governador Elmano de Freitas (PT) vive uma virada estratégica na condução do Governo do Estado, perceptível principalmente nas redes sociais. Ao lado do chefe do Executivo cearense, o secretário da Casa Civil, Chagas Vieira, é apontado como o principal responsável por essa mudança de rota na comunicação e articulação política da gestão.
Descrito pelo presidente da Assembleia Legislativa, Romeu Aldigueri (PSB), como “um líder nato”, Chagas Vieira foi peça fundamental no êxito eleitoral do grupo político liderado por Camilo Santana nas eleições de 2024. À frente da articulação, ajudou a reverter a desvantagem de Evandro Leitão (PT), que saiu da quarta colocação nas pesquisas para vencer a disputa em Fortaleza — a única capital conquistada pelo Partido dos Trabalhadores naquele pleito.
A vitória pavimentou o retorno de Chagas aos holofotes e o indicou para o comando da Casa Civil. Internamente, já havia o diagnóstico de que as entregas do governo não estavam chegando de forma clara à população. Coube ao novo secretário olhar além das mídias tradicionais e apostar em uma comunicação mais direta, popular e digital.
Sob sua batuta, o setor de redes sociais do Governo do Estado foi reformulado com nomes reconhecidos no meio político digital, alguns deles, inclusive, ainda que compartilhem do mesmo alinhamento ideológico, foram pinçados de grupos concorrentes. A orientação foi clara: ousar mais. Com isso, o governador passou a aparecer nas telas dos celulares dos cearenses em vídeos descontraídos, postagens com memes regionalizados, discurso informal e interação direta com a população.
O próprio Chagas também intensificou sua presença digital. Com publicações constantes, assumiu papel de enfrentamento direto às críticas da oposição e coordenou correntes virtuais. No domingo (6), por exemplo, instigou os internautas a gravarem vídeos sobre as ações do governo que mais impactaram suas vidas. A mobilização foi encampada por apoiadores e pelo próprio prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão.
A mudança de abordagem, centrada na área de formação do secretário — a comunicação —, tem repercutido não apenas na imagem da gestão Elmano, mas também no cenário político de 2026. Cada vez mais presente, articulado e visível, Chagas Vieira surge como nome viável para disputar cargos majoritários, fortalecendo ainda mais sua posição dentro do xadrez político liderado por Camilo Santana.