Poder
Poder
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Elmano de Freitas participaram, na quinta-feira (29), da assinatura da ordem de serviço para a duplicação da capacidade de bombeamento de água do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF). A solenidade foi realizada em Salgueiro, Pernambuco, e contou com a presença de autoridades do Governo Federal e lideranças estaduais.
Com investimento de R$ 491,3 milhões, a ação vai ampliar a capacidade das estações de bombeamento EBI1, EBI2 e EBI3 – localizadas em Cabrobó, Terra Nova e Salgueiro – de 24,75 m³/s para 49 m³/s. A medida beneficiará cerca de 8,1 milhões de pessoas em 237 municípios de Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
O governador Elmano destacou o impacto da obra para o Ceará, especialmente com a chegada da água por meio do Eixão das Águas e do Ramal do Salgado, que garantirão o abastecimento em municípios cearenses e na Região Metropolitana de Fortaleza. “É água para o nosso povo beber”, afirmou Elmano, ressaltando que o volume será duplicado com a ampliação do sistema.
Durante a agenda no Nordeste, o presidente Lula também sobrevoou as obras do Ramal do Salgado, que percorrerá Ipaumirim e Lavras da Mangabeira, garantindo segurança hídrica para 54 municípios cearenses, com um aporte de R$ 600 milhões. O ramal se conectará ao trecho 1 do Ramal do Apodi e ao PISF, consolidando a distribuição de água no sul do estado.
A agenda contou ainda com visita técnica do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, ao Cinturão das Águas do Ceará (CAC). A estrutura tem como objetivo ampliar a oferta hídrica para mais de cinco milhões de pessoas em cidades como Fortaleza e Juazeiro do Norte, abastecidas pelos açudes Orós e Castanhão.
Segundo o ministro, “a duplicação do bombeamento é um compromisso com o povo do Nordeste”, e o avanço da transposição garante água tratada de forma contínua, segura e de qualidade para o semiárido.