Pesquisar

Poder

Poder

Governo assina ordem de serviço para ampliação no projeto de transposição do Rio São Francisco

Duplicação do bombeamento do Eixo Norte do São Francisco vai ampliar oferta de água no Ceará e no Nordeste.
Mais de 8 milhões de pessoas serão beneficiadas com aumento da capacidade hídrica. (Foto: Ricardo Stuckert)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Elmano de Freitas participaram, na quinta-feira (29), da assinatura da ordem de serviço para a duplicação da capacidade de bombeamento de água do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF). A solenidade foi realizada em Salgueiro, Pernambuco, e contou com a presença de autoridades do Governo Federal e lideranças estaduais.

Com investimento de R$ 491,3 milhões, a ação vai ampliar a capacidade das estações de bombeamento EBI1, EBI2 e EBI3 – localizadas em Cabrobó, Terra Nova e Salgueiro – de 24,75 m³/s para 49 m³/s. A medida beneficiará cerca de 8,1 milhões de pessoas em 237 municípios de Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

O governador Elmano destacou o impacto da obra para o Ceará, especialmente com a chegada da água por meio do Eixão das Águas e do Ramal do Salgado, que garantirão o abastecimento em municípios cearenses e na Região Metropolitana de Fortaleza. “É água para o nosso povo beber”, afirmou Elmano, ressaltando que o volume será duplicado com a ampliação do sistema.

Investimentos no Ramal do Salgado e visita ao CAC

Durante a agenda no Nordeste, o presidente Lula também sobrevoou as obras do Ramal do Salgado, que percorrerá Ipaumirim e Lavras da Mangabeira, garantindo segurança hídrica para 54 municípios cearenses, com um aporte de R$ 600 milhões. O ramal se conectará ao trecho 1 do Ramal do Apodi e ao PISF, consolidando a distribuição de água no sul do estado.

A agenda contou ainda com visita técnica do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, ao Cinturão das Águas do Ceará (CAC). A estrutura tem como objetivo ampliar a oferta hídrica para mais de cinco milhões de pessoas em cidades como Fortaleza e Juazeiro do Norte, abastecidas pelos açudes Orós e Castanhão.

Segundo o ministro, “a duplicação do bombeamento é um compromisso com o povo do Nordeste”, e o avanço da transposição garante água tratada de forma contínua, segura e de qualidade para o semiárido.

Mais notícias

plugins premium WordPress