Poder
Poder
A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, aguarda o resultado da perícia para confirmar a identidade do homem que detonou explosivos em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) na noite desta quarta-feira (13). Segundo informações, a perícia do Instituto Médico Legal (IML) só será realizada após a conclusão da varredura com cães e robôs para descartar a presença de outros artefatos no local.
Durante coletiva de imprensa no Palácio do Buriti, Celina Leão informou que a explosão ocorreu às 19h30, logo após a detonação de artefatos em um carro estacionado próximo ao Anexo 4 da Câmara dos Deputados. “O corpo ainda não foi periciado, por isso não tem como confirmar a identidade dele”, declarou.
A Polícia Civil do Distrito Federal está investigando o caso, que está sendo acompanhado pela 5ª Delegacia de Polícia, localizada na Asa Norte. O tipo e a carga dos explosivos utilizados ainda não foram identificados, e uma testemunha já prestou esclarecimentos.
A governadora reforçou o comando das forças de segurança e destacou que “Brasília tem comando e segurança”.
Reação do governador Ibaneis Rocha
O governador Ibaneis Rocha, que está em licença oficial em Roma, na Itália, classificou o incidente como “muito grave.” Em suas redes sociais, afirmou que todas as unidades de segurança e inteligência do Governo do Distrito Federal estão mobilizadas para identificar os responsáveis e esclarecer as motivações do ataque. “Minha total solidariedade às autoridades e servidores dos três poderes, desejando que a segurança de todos seja prontamente restabelecida,” publicou.
O ataque ocorreu durante a noite, em um momento de intensa movimentação na Praça dos Três Poderes. A explosão mobilizou forças de segurança e resultou no fechamento da Esplanada dos Ministérios, além da evacuação do STF e da suspensão das sessões plenárias na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.
A perícia e a investigação seguem em andamento, e as autoridades esperam avançar nas próximas horas para esclarecer os detalhes do caso e garantir a segurança da área.