A Gol Linhas Aéreas anunciou a suspensão temporária dos voos diretos entre Fortaleza e as cidades de Miami e Orlando, nos Estados Unidos, a partir de agosto de 2025. De acordo com a companhia, as rotas passarão a ser operadas apenas durante os períodos de alta temporada — julho, dezembro e janeiro.
O último voo entre Fortaleza e Miami está previsto para 16 de agosto, enquanto a conexão com Orlando será mantida até 11 de setembro. Após essas datas, os voos deixarão de aparecer no sistema da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e não estarão disponíveis para venda até o fim de novembro.
Em nota, a Gol informou que a decisão faz parte de um ajuste operacional, com retomada das operações prevista para o final de novembro e dezembro. A reativação ocorrerá com voos semanais: para Orlando, a partir de 27 de novembro, e para Miami, a partir de 3 de dezembro.
Apesar da suspensão, dados da Anac apontam boa taxa média de ocupação nas rotas: 80% para Miami e 90% para Orlando, entre janeiro e abril de 2025.
Um dos motivos para a suspensão temporária seria o atraso na entrega de aeronaves 737-Max pela Boeing, obrigando a Gol a remanejar parte da frota. Com isso, a Latam passa a ser a única companhia a operar voos diretos de Fortaleza para Miami, com duas frequências semanais.
O corte nas rotas internacionais representa mais um impacto negativo para o Aeroporto de Fortaleza, que já enfrenta uma baixa oferta de voos. Recentemente, a companhia TAP também anunciou que terceirizará suas operações no terminal para a empresa Hi Fly até o fim de agosto. A expectativa é que as rotas para Miami e Orlando voltem à normalidade a partir do primeiro trimestre de 2026.