Esporte
Esporte
O brasileiro Gabriel Bortoleto garantiu o título da temporada da Fórmula 2 neste domingo (8), ao terminar em segundo lugar na última etapa, em Abu Dhabi. Correndo pela Invicta, Bortoleto manteve uma atuação segura e contou com problemas de seu rival direto, Isack Hadjar, para assegurar o campeonato. A vitória na prova ficou com Joshua Durksen, mas foi o brasileiro quem celebrou o maior triunfo.
Com a conquista, Bortoleto se junta a nomes como Charles Leclerc, George Russell e Oscar Piastri, ao vencer as categorias de base Fórmula 3 e Fórmula 2 em sequência. A vitória consolida sua trajetória de sucesso e pavimenta o caminho para sua estreia na Fórmula 1, onde competirá pela Sauber em 2025.
A etapa em Abu Dhabi começou com Bortoleto liderando a classificação com apenas 4,5 pontos de vantagem. Ele havia terminado em segundo na corrida sprint no sábado (7), enquanto Hadjar ficou em quinto após uma punição aplicada a Paul Aron. A largada da prova principal foi crucial: Bortoleto assumiu a liderança logo no início, enquanto Hadjar enfrentou problemas que o deixaram na última posição.
Apesar de tentar uma corrida de recuperação, o francês da Campos Racing não conseguiu ameaçar o título do brasileiro. Pelo rádio, Hadjar demonstrou frustração, cobrando explicações de sua equipe: “Pior momento da minha vida. Quero uma explicação do que aconteceu”, lamentou.