+ Notícias
+ Notícias
O furacão Melissa Jamaica atingiu sua força máxima neste domingo (26), chegando à categoria 5 na escala Saffir-Simpson. Além disso, o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC) emitiu um alerta para “ventos devastadores” e “inundações catastróficas” na ilha. Por isso, as autoridades locais já fecharam portos e o Aeroporto Internacional Norman Manley, em Kingston.
Segundo o NHC, o epicentro do furacão Melissa Jamaica “deve passar perto ou sobre a Jamaica entre a noite de hoje (27) e terça-feira”. Nesse sentido, o vice-diretor do NHC, Jamie Rhome, alertou que as condições na ilha “iriam se deteriorar muito rapidamente nas próximas horas”. Dessa forma, os moradores foram orientados a permanecer em casa por até três dias.
A previsão é de que, após passar pela Jamaica, o furacão Melissa Jamaica atravesse o sudeste de Cuba na noite de amanhã e se desloque em direção às Bahamas na quarta-feira. O NHC também alertou para a alta probabilidade de “inundações repentinas catastróficas e numerosos deslizamentos de terra”. A tempestade já provocou quatro mortes na semana passada, sendo três no Haiti e uma na República Dominicana.
O furacão Melissa Jamaica é a 13ª tempestade tropical da temporada do Atlântico, que ocorre entre junho e novembro. O último grande furacão a atingir a Jamaica foi o Beryl, em julho de 2024, que também causou mortes e destruição. A intensidade do Melissa reforça os alertas de especialistas sobre a severidade dos eventos climáticos na região.