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Funceme lança projeto BRISAS para incentivar meninas e mulheres na ciência no Ceará

Iniciativa busca capacitar alunas e professoras para o desenvolvimento de tecnologias de monitoramento ambiental.
Identidade Visual do Projeto Brisas, da Funceme
O Brisas será aplicado em duas escolas públicas do Ceará, sendo uma em Messejana e outra na zona rural de Caucaia. (Foto: Divulgação)

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) lança, nesta terça-feira (18), o projeto BRISAS – Gênero e Meio Ambiente, com o objetivo de estimular a participação de meninas e mulheres na ciência. A iniciativa busca aproximar alunas do ensino fundamental e médio da pesquisa científica, com foco em ciências ambientais, climáticas e computacionais.

O projeto capacitará estudantes para o desenvolvimento de sensores ambientais de baixo custo, possibilitando um monitoramento eficaz do meio ambiente e promovendo o uso sustentável dos recursos naturais.

Escolas participantes e metodologia

O BRISAS será aplicado em duas escolas públicas do Ceará, uma em Messejana, Fortaleza, e outra na zona rural de Caucaia, sendo esta última uma escola indígena. Além das estudantes, professoras e pesquisadoras de órgãos governamentais atuarão na orientação e no desenvolvimento das atividades.

O projeto será desenvolvido em duas etapas. Primeiro, as alunas responderão a um questionário de afinidade com as ciências exatas. Com base nos resultados, um grupo será selecionado para participar de capacitações ministradas por pesquisadoras e estudantes universitárias, abordando temas como climatologia, monitoramento ambiental e desenvolvimento de sensores.

Na segunda fase, as estudantes irão desenvolver e instalar sensores ambientais baseados em microcontroladores, coletando dados para alimentar um banco de dados automatizado. O projeto promoverá encontros periódicos para troca de experiências e fortalecimento do aprendizado.

Empoderamento e ciência

Mais do que incentivar a participação feminina na ciência, o BRISAS pretende formar novas pesquisadoras que possam contribuir para o estudo das mudanças climáticas e seus impactos na sociedade.

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