Ceará
Ceará
A capital cearense recebe, nesta terça-feira (10), o Encontro Regional do Projeto Proteção – Região Nordeste, uma iniciativa do SEST SENAT e da Childhood Brasil com o objetivo de prevenir o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A atividade será realizada das 8h às 13h, na Unidade Operacional do SEST SENAT em Fortaleza, reunindo autoridades, instituições e profissionais do setor de transporte.
O evento busca articular ações regionais em um momento estratégico, considerando o aumento de visitantes em grandes eventos — inclusive internacionais — e os desafios sociais, culturais e econômicos enfrentados nos nove estados nordestinos. Fortaleza foi escolhida por seu papel de destaque no enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes e por seu alto fluxo de turistas.
Participam do encontro representantes da Polícia Rodoviária Federal, Defensoria Pública, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Delegacia Especializada do Estado do Ceará, Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), Secretaria da Saúde de Fortaleza e do serviço Disque 100, além de empresas de transporte.
A programação inclui debates sobre a atuação da rede de proteção diante de grandes eventos, a relação entre turismo e violações de direitos, a importância dos canais de denúncia, como o Disque 100, e o papel do setor de transporte como agente estratégico na prevenção à exploração sexual infantojuvenil.
Segundo a analista Raissa Osório, o Projeto Proteção já realizou mais de 1,3 milhão de ações de sensibilização desde sua criação. Em 2025, cinco encontros regionais serão promovidos em diferentes cidades brasileiras. O primeiro ocorreu em Belém (PA) e o último será em Curitiba (PR), em setembro. A expectativa é que até 2026 todas as mais de 160 Unidades Operacionais do SEST SENAT estejam aptas a desenvolver ações presenciais do projeto.
Fundada em 1999, a Childhood Brasil é referência nacional na prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes e integra a World Childhood Foundation, criada por Sua Majestade Rainha Silvia da Suécia. Foi reconhecida nos últimos quatro anos consecutivos como uma das 100 Melhores ONGs do Brasil.