Pesquisar

Ceará

Ceará

Fortaleza retoma vacinação contra Covid-19 para crianças menores de 5 anos

Imunização com a Pfizer Baby está disponível em 12 postos de saúde da cidade.
2.700 doses da Pfizer Baby estão disponíveis para crianças de 6 meses a 5 anos. (Foto: Prefeitura de Fortaleza)

Com a chegada de 2.700 doses da vacina Pfizer Baby, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Fortaleza retomou a vacinação contra a Covid-19 para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. As doses estão disponíveis em 12 postos de saúde da Capital, que funcionarão de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30. Nos fins de semana, duas unidades de referência — Posto Pio XII, no São João do Tauape, e Posto Mattos Dourado, no Edson Queiroz — continuarão oferecendo a vacina, das 8h às 16h30.

A iniciativa faz parte da estratégia de combate à Covid-19, em parceria com o Ministério da Saúde, que envia os imunizantes ao Governo do Estado, responsável pela distribuição aos municípios. Além das doses da Pfizer Baby, Fortaleza recebeu na primeira semana de dezembro 1.755 doses do imunizante SpikeVax, da fabricante Moderna, destinadas também às crianças menores de 5 anos dentro dos grupos prioritários.

Para ampliar a cobertura vacinal, a Prefeitura também anunciou a chegada de 7.700 doses do imunizante Zalika, da fabricante Serum, destinadas aos grupos prioritários a partir dos 12 anos. O envio será distribuído aos postos de saúde da cidade nos próximos dias, e os locais de atendimento serão previamente divulgados.

O esquema primário da Pfizer Baby para crianças menores de 5 anos consiste em três doses: as duas primeiras são aplicadas aos 6 e 7 meses de idade, e a terceira aos 9 meses. Para crianças imunossuprimidas, o reforço é recomendado a cada 6 meses, enquanto para aquelas com comorbidades, a aplicação é anual.

Os locais de vacinação foram organizados em todas as Regionais de Saúde para facilitar o acesso das famílias:

Regional I: Posto Paulo de Melo (Monte Castelo) e Francisco Domingos da Silva (Barra do Ceará)

Regional II: Posto Pio XII (Pio XII) e Aida Santos e Silva (Vicente Pinzón)

Regional III: Posto Waldemar de Alcântara (Jóquei Clube) e Meton de Alencar (Antônio Bezerra)

Regional IV: Posto Dom José Bezerra Coutinho (Parangaba) e Roberto Bruno (Fátima)

Regional V: Posto Rita Maria Lemos Coelho (Parque Santa Rosa) e Dr. Pontes Neto (Conjunto Ceará)

Regional VI: Posto Mattos Dourado (Edson Queiroz) e Lúcia de Sousa Belém (Messejana).

Além das crianças menores de 5 anos, outros grupos seguem como prioridade na imunização contra a Covid-19, incluindo gestantes e puérperas, idosos a partir de 60 anos, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades e deficiência permanente, além de populações vulneráveis, como indígenas, quilombolas, ribeirinhos e pessoas em privação de liberdade.

Mais notícias

plugins premium WordPress