Ceará
Ceará
Durante o feriadão da Semana Santa, entre os dias 17 e 21 de abril, a Inspetoria de Salvamento Aquático (ISA) da Guarda Municipal de Fortaleza realizou 27 resgates de banhistas em situação de afogamento em trechos da orla que vão da Barra do Ceará ao Náutico.
O maior número de ocorrências foi registrado na Praia do Havaizinho, onde 14 pessoas – entre adolescentes e jovens, homens e mulheres – foram arrastadas por correntes de retorno e salvas a tempo pelos guarda-vidas. Além disso, dois atendimentos de primeiros socorros foram realizados na região.
Na Praia dos Crush, outros nove banhistas foram resgatados, enquanto a Barra do Ceará registrou três salvamentos. Já na Praia de Iracema, houve um atendimento de primeiros socorros, e na Avenida Beira-Mar, foram registradas duas ocorrências: um resgate e um atendimento pré-hospitalar.
Com postos fixos distribuídos pela orla – em pontos como Barra do Ceará, Carapebas, Praia dos Crush, Jangada, Praia de Iracema, Ponta Mar e Náutico – os agentes da ISA atuam diariamente entre 8h e 17h, utilizando flutuadores, nadadeiras e veículos marítimos e terrestres nas operações de salvamento.
A ISA reforça a orientação para que banhistas busquem informações com os guarda-vidas antes de entrar no mar. Segundo os agentes, essa atitude pode prevenir incidentes e garantir um banho de mar mais seguro, especialmente em locais com correntes de retorno e buracos no relevo submarino.