Ceará
Ceará
A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), realizou o plantio de mais de cinco mil árvores nativas durante o mês de março, em uma iniciativa voltada para o fortalecimento das ações de sustentabilidade e recomposição vegetal nos espaços urbanos da capital.
A arborização foi implantada em áreas como os canteiros das avenidas Aldyr Mentor e Manuel Dias, além de praças como a dos Maias, Justiça, Salinas, Castelo Encantado, e as situadas nos conjuntos João Paulo II e Tamandaré. A ação também alcançou áreas próximas às lagoas da Zeza e da Libânia.
As espécies utilizadas incluem Paineira Rosa, Ipês, Flamboyant, Pau-d’arco roxo, Cairaíba e Arapiraca, selecionadas com base na resistência ao clima, capacidade de sombreamento e benefícios ecológicos, como o abrigo para a fauna local.
De acordo com o titular da Seuma, João Vicente, o período chuvoso foi determinante para o sucesso do plantio, realizado com o apoio de outras secretarias municipais e empresas parceiras. Ele destacou que as ações priorizam também as áreas periféricas, que sofrem mais com as ilhas de calor.
Além da criação de novas áreas verdes, a iniciativa busca promover educação ambiental, incentivando o engajamento da população no acompanhamento do crescimento das árvores, promovendo um senso de pertencimento e cuidado coletivo.