Ceará
Ceará
A 7ª Conferência da Cidade de Fortaleza será realizada nos dias 27 e 28 de junho, no anexo da Assembleia Legislativa do Ceará, na Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace). Promovido pela Prefeitura de Fortaleza, por meio do Ipplan, em parceria com diversas organizações da sociedade civil, o evento marca o retorno do debate municipal sobre o desenvolvimento urbano após nove anos.
Com o tema “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, a conferência integra o processo participativo de formulação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU). A iniciativa ocorrerá em três etapas: municipal, estadual e nacional — sendo esta última marcada para outubro de 2025, em Brasília.
Os debates serão guiados por cinco eixos temáticos: Mobilidade Urbana Sustentável; Meio Ambiente e Mudança Climática; Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável; Governança Compartilhada e Acolhimento; e Segurança Pública e Assistência Social. Durante os meses de maio e junho, a preparação do evento incluiu pré-conferências territoriais e temáticas que mobilizaram centenas de participantes.
De acordo com o presidente do Ipplan, Artur Bruno, a conferência representa um momento estratégico para redefinir diretrizes do planejamento urbano e da gestão das cidades brasileiras. Já a diretora de Integração e Articulação de Políticas do Ipplan, Elizabeth Feijão, ressalta o caráter coletivo do evento: “Cada pessoa tem algo valioso a dizer sobre sua vivência na cidade e sobre como ela pode ser melhor”.
O credenciamento dos inscritos terá início às 8h da sexta-feira (27), com abertura oficial às 9h. A programação inclui palestras pela manhã e trabalhos em grupo no período da tarde. No sábado (28), os trabalhos iniciam às 13h, com a eleição das delegadas e delegados que representarão Fortaleza na etapa estadual da 6ª Conferência das Cidades.
Embora as inscrições tenham sido encerradas, vagas remanescentes poderão ser disponibilizadas no local, das 9h às 11h30 da sexta-feira, em caso de desistências.
O evento conta com a organização do Ipplan e de entidades como Central de Movimentos Populares, Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas, Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará, CAU-CE, Programa de Pós-graduação em Geografia da Uece, entre outras.