Ceará
Ceará
A cidade de Fortaleza foi reconhecida como a melhor do mundo no quesito meio ambiente, de acordo com o Global Cities Index 2025, pesquisa elaborada pela Oxford Economics, consultoria econômica sediada no Reino Unido. O levantamento avaliou mil das cidades mais populosas do planeta com base em 27 indicadores, distribuídos em cinco pilares principais: Economia, Capital Humano, Qualidade de Vida, Meio Ambiente e Governança.
No pilar ambiental, Fortaleza superou metrópoles de todo o mundo ao se destacar, principalmente, pela estabilidade nos níveis de precipitação, o que, segundo o economista-chefe da Oxford Economics, George Bowen, garante maior resiliência dos ecossistemas, menos pressão sobre a infraestrutura urbana e redução de riscos climáticos, como enchentes e ondas de calor. A cidade ocupa a 10ª posição global em estabilidade de chuvas, um dos cinco indicadores ambientais utilizados na pesquisa.
O estudo revelou que seis cidades brasileiras estão entre as 20 melhores do mundo no pilar de meio ambiente, todas localizadas no Nordeste: Fortaleza, Natal, Recife, João Pessoa, Aracaju e Teresina. O levantamento considera indicadores como qualidade do ar, intensidade das emissões de CO₂ em relação ao PIB, risco de desastres naturais, anomalias de temperatura e variações nos índices de chuva.
Embora Fortaleza tenha liderado no meio ambiente, no ranking geral a liderança ficou com Nova York, seguida por Londres e Paris. Entre as cidades brasileiras com melhor colocação no índice geral estão São Paulo (303º lugar), Brasília (339º) e Rio de Janeiro (449º).
A pontuação final das cidades é composta da seguinte forma: 30% do pilar Economia, 25% de Capital Humano, 25% de Qualidade de Vida, 10% de Meio Ambiente e 10% de Governança.