Ceará
Ceará
Fortaleza ocupa a primeira posição entre as capitais mais arborizadas do Nordeste, segundo dados do Censo Demográfico de 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última quinta-feira (17). De acordo com o levantamento, 59,7% dos moradores da capital cearense vivem em ruas com presença de árvores em áreas públicas, como calçadas e praças.
No ranking regional, Fortaleza é seguida por Teresina (57,7%), Natal (55,2%), Recife (51,1%), Maceió (46,2%), Aracaju (44,3%), São Luís (34,3%) e Salvador (34,1%). O estudo considerou apenas as árvores localizadas no mesmo lado da rua das moradias analisadas, abrangendo o trecho entre duas esquinas consecutivas, e excluiu áreas privadas, como quintais.
No cenário nacional, Fortaleza figura entre as 13 capitais mais arborizadas do Brasil, com 75,2% de arborização em vias públicas, índice superior à média nacional, que é de 66%. O secretário de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, João Vicente, destaca o esforço da gestão municipal: “Fortaleza vem mostrando um compromisso real com a arborização urbana, superando a média nacional e batendo recordes históricos de plantio de árvores”.
No início de 2025, a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) bateu dois recordes importantes. Em fevereiro, mais de seis mil mudas foram distribuídas à população — número jamais registrado anteriormente. Já em março, cinco mil árvores nativas foram plantadas em menos de 15 dias em diversos bairros da cidade. As ações fazem parte da estratégia municipal de ampliar as áreas verdes, reduzir ilhas de calor e melhorar a qualidade do ar em zonas urbanas.