Pesquisar

Ceará

Ceará

Fortaleza inicia obras de ciclofaixa arborizada na Avenida Dom Luís

Projeto terá investimento internacional de R$ 3,5 milhões e conclusão prevista para novembro.
ciclofaixa arborizada Av. Dom Luís
Fortaleza é a única capital da América Latina contemplada pelo programa Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure. (Foto: Prefeitura de Fortaleza)

A Prefeitura de Fortaleza anunciou o início das obras para a implantação de uma ciclofaixa arborizada na Avenida Dom Luís, no bairro Aldeota. As intervenções começam na segunda-feira (22) e devem ser concluídas até o final de novembro.

Obras começam na próxima segunda-feira

O projeto transformará a atual ciclofaixa em uma ciclovia com canteiro arborizado, com largura ampliada para 2,7 metros. A proposta é oferecer mais segurança, conforto e incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte e lazer.

Investimento internacional

A iniciativa conta com investimento de R$ 3,5 milhões, provenientes do programa internacional Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure. Fortaleza é a única capital da América Latina contemplada.

As obras serão executadas em blocos de três quarteirões, com bloqueios parciais da via para minimizar impactos no trânsito. O projeto inclui o plantio de árvores no canteiro central, rampas de acesso, melhorias na iluminação e preservação das entradas de garagens e estacionamentos.

O prefeito Evandro Leitão destacou que, após a conclusão na Dom Luís, o projeto será expandido para a Avenida Coronel Carvalho, na Regional 1.

Expansão da malha cicloviária

Fortaleza é referência nacional em infraestrutura para bicicletas. Entre 2012 e 2022, a malha cicloviária da capital teve um aumento de 503%.

De acordo com a AMC, mais de 78% das ciclovias e ciclofaixas estão em áreas periféricas de baixo IDH. O ITDP Brasil aponta que 51% da população de Fortaleza vive a menos de 300 metros de uma infraestrutura cicloviária, índice muito superior à média nacional de 1,9%.

Atualmente, a capital conta com mais de 480 km de malha cicloviária, número reforçado pela entrega de 2,8 km de novas estruturas na Avenida Borges de Melo, em 2024.

Mais notícias

plugins premium WordPress