Ceará
Ceará
A Prefeitura de Fortaleza anunciou o início das obras para a implantação de uma ciclofaixa arborizada na Avenida Dom Luís, no bairro Aldeota. As intervenções começam na segunda-feira (22) e devem ser concluídas até o final de novembro.
O projeto transformará a atual ciclofaixa em uma ciclovia com canteiro arborizado, com largura ampliada para 2,7 metros. A proposta é oferecer mais segurança, conforto e incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte e lazer.
A iniciativa conta com investimento de R$ 3,5 milhões, provenientes do programa internacional Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure. Fortaleza é a única capital da América Latina contemplada.
As obras serão executadas em blocos de três quarteirões, com bloqueios parciais da via para minimizar impactos no trânsito. O projeto inclui o plantio de árvores no canteiro central, rampas de acesso, melhorias na iluminação e preservação das entradas de garagens e estacionamentos.
O prefeito Evandro Leitão destacou que, após a conclusão na Dom Luís, o projeto será expandido para a Avenida Coronel Carvalho, na Regional 1.
Fortaleza é referência nacional em infraestrutura para bicicletas. Entre 2012 e 2022, a malha cicloviária da capital teve um aumento de 503%.
De acordo com a AMC, mais de 78% das ciclovias e ciclofaixas estão em áreas periféricas de baixo IDH. O ITDP Brasil aponta que 51% da população de Fortaleza vive a menos de 300 metros de uma infraestrutura cicloviária, índice muito superior à média nacional de 1,9%.
Atualmente, a capital conta com mais de 480 km de malha cicloviária, número reforçado pela entrega de 2,8 km de novas estruturas na Avenida Borges de Melo, em 2024.