Ceará
Ceará
Na manhã de sábado (31), o prefeito Evandro Leitão realizou a entrega de 785 Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), em evento que também marcou o lançamento do Portal Ciptea Fortaleza. A nova plataforma permite que a versão digital da carteirinha seja disponibilizada em até cinco dias úteis, enquanto a versão física será emitida em até 45 dias, após a análise dos documentos.
A Ciptea foi reformulada com novo layout e dispositivos de segurança, como numeração seriada, QR Code e validação digital. A solicitação pode ser feita tanto online, por meio do novo site, quanto presencialmente, em qualquer uma das 12 regionais de Fortaleza. Segundo o prefeito, a ação representa um passo importante para que pessoas com TEA tenham maior acesso aos serviços públicos e não fiquem invisíveis.
Durante o evento, o gestor destacou que as carteiras entregues estavam represadas por falta de documentos e que a gestão fez uma busca ativa para completar os cadastros. A primeira-dama Cristiane Leitão ressaltou que o site foi desenvolvido com linguagem acessível, facilitando o acesso principalmente de famílias com crianças neurodivergentes.
Fortaleza Inclusiva e Espaços Girassol
A iniciativa integra o Plano Fortaleza Inclusiva, que, segundo a vice-prefeita e titular da SDHDS, Gabriella Aguiar, será a maior revolução em inclusão da cidade. A titular da pasta destacou que a política pública visa também a população em situação de pobreza.
Durante a cerimônia, o prefeito anunciou ainda a inauguração, em julho, do primeiro Espaço Girassol de Fortaleza, na Regional 5, na Policlínica Dr. José Eloy da Costa. O local terá equipe multidisciplinar especializada no acolhimento de crianças e jovens com TEA, síndrome de Down e outras deficiências. Segundo Evandro, doze unidades serão entregues até o fim da gestão, além de um Centro de Diagnóstico Girassol com emissão de laudos.
Sobre a Ciptea
A Ciptea é garantida pela Lei Federal nº 13.977/2020 (Lei Romeo Mion) e assegura atendimento prioritário e acesso facilitado a serviços públicos e privados. Para solicitá-la, é necessário apresentar documentação pessoal e laudo médico, presencialmente ou pelo portal Ciptea Fortaleza.