Esporte
Esporte
O Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Ceará (TJDF-CE) puniu o Fortaleza, nesta terça-feira (11), com a perda de dois mandos de campo no Campeonato Cearense e multa de R$ 30 mil. A decisão foi motivada pela briga entre torcedores de organizadas do próprio clube, ocorrida nas arquibancadas do estádio Domingão, durante a partida contra o Horizonte, no dia 25 de janeiro.
O Fortaleza aguarda o acórdão para recorrer da decisão, mas, caso a pena seja mantida, o clube terá que cumprir a punição nos dois próximos jogos como mandante, incluindo uma possível semifinal e final do estadual.
A punição foi aplicada com base no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê penalidades para clubes que não tomam medidas para evitar ou reprimir desordens, invasões e lançamentos de objetos no campo. O mesmo artigo também estabelece que, se a torcida visitante for a responsável pelo incidente, o time mandante também pode ser penalizado. Por isso, o Horizonte também foi punido com a perda de um mando de campo e multa de R$ 5 mil.
A defesa do Fortaleza tentou isentar o clube da punição ao apresentar provas de que os responsáveis pela confusão foram identificados e detidos, conforme previsto no parágrafo 3º do artigo 213 do CBJD. No entanto, os auditores do TJDF-CE não permitiram o depoimento do delegado da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), Alisson Gomes, que foi intimado a esclarecer a ação policial.
Na quinta-feira (13), o Ceará será julgado pelo mesmo motivo, devido à briga entre torcedores organizados do próprio clube no confronto contra o Ferroviário, realizado no dia 26 de janeiro, no estádio Presidente Vargas, pela segunda rodada do estadual.