Pesquisar

Ceará

Ceará

Fortaleza é a décima cidade mais arborizada do Brasil

Capital cearense lidera em vegetação urbana da caatinga e amplia ações de arborização com foco nas áreas periféricas.
Vital para a cidade de Fortaleza, o Parque Estadual do Cocó é a principal área de vegetação urbana da Capital. (Foto: Tiago Stille)

Fortaleza aparece como a décima cidade com maior área de vegetação urbana no Brasil, de acordo com mapeamento realizado pelo MapBiomas, rede colaborativa que reúne ONGs, universidades e empresas de tecnologia. O estudo, que leva em consideração áreas verdes em perímetros urbanos, revela que a capital cearense possui 3.956 hectares de cobertura vegetal, sendo a líder nacional em vegetação urbana do bioma caatinga, com 1.063 hectares registrados.

O índice de área verde por habitante na cidade é de 18 m², valor que supera em 6 m² a recomendação mínima da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Apesar dos bons números, a cidade ainda sofre com uma desigualdade na distribuição da vegetação urbana, com concentração maior em bairros de alta renda, como os localizados no entorno do Parque do Cocó, em contraste com áreas como as margens do Rio Maranguapinho.

Em meio a esse cenário, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), deu início em março a um grande plano de arborização urbana, com o plantio de mais de cinco mil árvores nativas em diversos pontos da cidade. Os trabalhos se concentram em canteiros, praças e áreas públicas, incluindo locais como as avenidas Aldyr Mentor e Manuel Dias, Praça dos Maias, Parque da Longevidade, Lagoa da Zeza, entre outros.

A escolha das espécies, como Paineira Rosa, Ipês, Flamboyant, Pau-d’arco roxo, Cairaíba e Arapiraca, considera fatores como resistência ao clima, contribuição para a fauna local e sombreamento natural. A ação foi intensificada no período chuvoso, com parcerias entre órgãos municipais e empresas privadas.

Segundo o titular da Seuma, João Vicente, o programa de arborização será mantido de forma contínua durante toda a gestão. “A ideia principal foi aproveitar o período chuvoso, contando com parceria de outros órgãos da Prefeitura e empresas, contemplando os mais diversos pontos da cidade, em especial, as áreas periféricas, onde há maior área de calor”, destacou.

Além do impacto ambiental, a ampliação das áreas verdes também traz benefícios para a qualidade do ar, redução de temperatura, retenção da água da chuva e bem-estar da população ao proporcionar mais espaços de lazer.

Ranking das cidades brasileiras com mais vegetação urbana (em hectares)

  1. Rio de Janeiro (RJ) – 12.844 ha

  2. São Paulo (SP) – 11.814 ha

  3. Brasília (DF) – 10.256 ha

  4. Curitiba (PR) – 6.190 ha

  5. Manaus (AM) – 6.105 ha

  6. Salvador (BA) – 5.557 ha

  7. Campinas (SP) – 4.894 ha

  8. Belo Horizonte (MG) – 4.285 ha

  9. São Luís (MA) – 4.154 ha

  10. Fortaleza (CE) – 3.956 ha

Mais notícias

plugins premium WordPress