Turismo
Turismo
A cidade de Fortaleza vem se consolidando como um dos destinos mais procurados do turismo internacional no Brasil. De acordo com levantamento realizado pelo Kayak, a capital cearense foi a hospedagem mais buscada do Nordeste por turistas estrangeiros para o período de setembro a dezembro de 2025.
No ranking nacional, Fortaleza aparece em 5º lugar, atrás apenas de cidades do Sul e Sudeste. O dado representa um aumento de 124% em comparação com o mesmo período de 2024. Além disso, a capital também se destacou nas buscas por voos, ficando como a quarta cidade mais pesquisada pelos viajantes internacionais.
O estudo apontou que Santiago, Lisboa e Paris foram as cidades que mais buscaram o Brasil como destino. Na comparação anual, houve crescimento expressivo de interesse em Fortaleza vindo de Lima (83%), Bogotá (70%), além de Santiago e Montevidéu (31%).
Esses números reforçam a relevância crescente do Ceará no mercado turístico da América do Sul e da Europa, impulsionado pela conectividade aérea e pela promoção internacional.
Para a secretária do Turismo de Fortaleza, Denise Carrá, o resultado é fruto de uma estratégia conjunta com o Governo do Estado voltada para ampliar voos e consolidar a imagem da cidade no exterior.
“Trabalhamos para mostrar ao mundo a beleza das nossas praias, a riqueza da nossa cultura e a hospitalidade que é marca do povo cearense. Esse crescimento nas buscas confirma que estamos no caminho certo ao ampliar conexões aéreas e divulgar Fortaleza como um destino inesquecível para quem quer viver experiências autênticas no Brasil”, destacou.
Segundo dados da Embratur, Fortaleza recebeu 69.623 turistas internacionais entre janeiro e agosto de 2025, seja por voos diretos ou via marítima. O número representa um crescimento de 29,6% em relação a 2024 e de 73,2% na comparação com 2023, reforçando o potencial da cidade no cenário global.
O levantamento do Kayak utilizou como base as buscas por hospedagens feitas entre 1º de março e 28 de agosto de 2025, para viagens realizadas entre 1º de setembro e 31 de dezembro de 2025.