Poder
Poder
A comitiva da Prefeitura de Fortaleza participou, na manhã desta quinta-feira (27), de uma imersão sobre negócios sustentáveis em Estocolmo, capital da Suécia. A programação ocorreu na Agência Sueca de Proteção Ambiental e apresentou iniciativas voltadas para financiamento, pesquisa e controle meteorológico, com o objetivo de articular parcerias técnicas e financeiras para projetos ambientais da capital cearense.
O prefeito Evandro Leitão destacou a receptividade do governo sueco às propostas. “Percebemos uma abertura da Suécia para investimentos, em especial na área ambiental. Isso casa perfeitamente com projetos que já pensamos para a cidade, seja em infraestrutura, saúde, mobilidade urbana, controle de calor, manejo de resíduos sólidos e geração de energia renovável”, afirmou.
Durante o encontro, foram apresentadas ações desenvolvidas por instituições públicas suecas, como o Instituto de Pesquisa Ambiental, o Fundo Sueco para Financiamento e Desenvolvimento, o Instituto de Meteorologia e Hidrologia da Suécia e o Instituto Sueco. Os temas incluíram reciclagem, economia circular, transporte sustentável, cidades inteligentes e política de separação do lixo.
Parcerias com foco em tecnologia e clima
O secretário da Fundação da Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), Odilon Aguiar, destacou a ampliação dos projetos conjuntos com o Instituto de Meteorologia e Hidrologia da Suécia. “Temos interessantes projetos na área de sustentabilidade para o asfalto e mobilidade”, apontou, mencionando também o monitoramento de calor e da qualidade do ar, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC).
Segundo Hugo Pedrosa Latorre, gerente de Programas Internacionais da Agência Sueca de Proteção Ambiental, o momento é de fortalecer os vínculos técnicos entre as equipes. “Para nós, o Brasil é um parceiro importante”, afirmou.