Ceará
Ceará
A Prefeitura de Fortaleza, por meio do programa Pedala Mais, concluiu uma nova ciclofaixa na Avenida Audízio Pinheiro, que conecta as ruas Santa Filomena e Conselheiro Araújo, estabelecendo ligação entre os bairros Dom Lustosa e Henrique Jorge. A estrutura foi projetada para atender às necessidades de ciclistas com maior segurança e funcionalidade.
A sinalização conta com dois modelos: uma configuração unidirecional, posicionada ao lado do canteiro central, e outra bidirecional, localizada junto ao passeio. Ambas incluem elementos de proteção, como tachões e balizadores, que segregam o espaço dos ciclistas e reforçam a segurança no trânsito.
De acordo com Priscila Diniz, coordenadora da Gestão Cicloviária da AMC, a nova infraestrutura busca não apenas garantir segurança, mas também incentivar o uso da bicicleta como transporte sustentável, promovendo uma relação mais próxima entre as pessoas e a cidade.
Além disso, a ciclofaixa se conecta à ciclovia existente no entorno do Rio Maranguapinho, ampliando as possibilidades para quem utiliza a bicicleta como meio de deslocamento diário.
Com a implantação da nova infraestrutura, a rede cicloviária de Fortaleza alcança 490,2 km de extensão. Atualmente, 62% da população da cidade vive a menos de 300 metros de uma ciclofaixa, ciclovia, ciclorrota ou passeio compartilhado. Todas as regionais da cidade já contam com opções para mobilidade ativa, garantindo acesso a quase dois terços da população.