Ceará
Ceará
O Ceará iniciou a semana com condições meteorológicas favoráveis às chuvas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 126 municípios estão sob alerta para precipitações intensas, reflexo da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema responsável pelas chuvas no estado entre fevereiro e maio.
Nesta quarta-feira (19), bairros de Fortaleza amanheceram alagados. Há relatos de dificuldades em áreas como Praia de Iracema, José de Alencar, Jacarecanga e Centro. No terminal do Conjunto Ceará, uma árvore caiu devido aos ventos e à umidade acumulada.
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Fortaleza teve uma ocorrência de 48.2 milímetros até as 7h40 desta quarta-feira. Em outros municípios cearenses também foram registradas ocorrências de chuvas, com destaque para São Gonçalo do Amarante, com 71mm; Iracema, com 69mm; Ararendá, com 60mm; Maranguape, com 56mm e Paracuru, com 55mm.
A Funceme explica que umidade, temperatura e relevo influenciam a formação das chuvas. Ao longo da manhã, a previsão indica que precipitações mais intensas devem continuar na faixa litorânea, Jaguaribana e Ibiapaba. No centro-sul do estado, as chuvas devem ocorrer de forma isolada e fraca.
Para a quinta-feira (20), o céu deve variar de nublado a parcialmente nublado, com chuvas na faixa litorânea, Jaguaribana e norte do Sertão Central e Inhamuns. Na região da Ibiapaba, há alta possibilidade de precipitações isoladas.