Economia
Economia
O número de veículos novos e usados vendidos por financiamento no Brasil atingiu 564 mil unidades em fevereiro, um crescimento de 7,3% em relação ao mesmo mês de 2024, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (17) pela B3. Na comparação com janeiro, o resultado permaneceu estável.
Segmentos em alta
O crescimento das vendas financiadas foi impulsionado principalmente pelo segmento de motos, que registrou alta de 10,1% em relação a fevereiro de 2024 e 11% na comparação com janeiro.
Entre os automóveis leves, o volume de financiamentos aumentou 6,7% em relação ao mesmo período do ano passado, mas apresentou leve queda de 1,5% na comparação mensal.
Já o segmento de veículos pesados teve crescimento mais modesto, com alta de 1,4% em relação a fevereiro de 2024, mas registrou avanço significativo de 15% em relação a janeiro.
Melhor início de ano em 10 anos
No acumulado dos dois primeiros meses de 2025, as vendas financiadas de veículos chegaram a 1,1 milhão de unidades, um crescimento de 3,6% em relação ao mesmo período de 2024. O número representa o melhor desempenho para o primeiro bimestre dos últimos dez anos.
“O aumento dos financiamentos de veículos no acumulado do ano mostra que o setor continua aquecido, superando as excelentes marcas registradas no mesmo período do ano anterior”, afirmou Rodrigo Amâncio, diretor de Produtos de Financiamento na B3.
O bom desempenho do setor reflete a demanda aquecida por crédito para compra de veículos, impulsionada por taxas de juros ainda elevadas, mas com uma leve melhora na confiança do consumidor e nas condições de financiamento oferecidas pelos bancos.