Entretenimento
Entreterimento
O Festival de Cannes anunciou, na manhã desta quinta-feira (10), a primeira seleção de filmes que integrarão a competição oficial da 78ª edição. O único representante do Brasil e da América Latina na principal mostra competitiva será o longa “O agente secreto”, do diretor Kleber Mendonça Filho, que retorna ao evento francês após “Aquarius” (2016) e “Bacurau” (2019), vencedor do Prêmio do Júri.
O novo filme é um thriller histórico ambientado no Brasil da década de 1970. A trama acompanha Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que retorna ao Recife buscando paz, mas se vê confrontado com memórias e ameaças de um passado misterioso. O elenco conta ainda com Gabriel Leone, Maria Fernanda Cândido, Udo Kier, Hermila Guedes, Thomás Aquino, Alice Carvalho e Edilson Filho.
Segundo o cineasta, o longa é fruto do desejo de filmar o Recife sob uma nova ótica: “Esse filme é resultado de um desejo grande de continuar filmando o Brasil e o Recife, desta vez no contexto histórico do mundo de 50 anos atrás. Eu também tinha vontade de fazer um filme de mistério e suspense, em que o Recife fosse o cenário principal”, declarou Kleber em nota à imprensa.
A produtora Emilie Lesclaux celebrou a escolha de Cannes como estreia mundial da obra: “Estrear no Festival de Cannes é muito importante na nossa trajetória e mal posso esperar para ver o filme recém finalizado na tela do Grand Théâtre Lumière e dividir essa alegria com nossa equipe e elenco.”
Apesar da expectativa, o cearense Karim Aïnouz ficou de fora da competição principal com seu novo projeto “Rosebush Pruning”. Em 2024, ele havia sido o único brasileiro selecionado com “Motel Destino”.
A lista preliminar da Competição Oficial também inclui títulos como “A Simple Accident”, de Jafar Panahi, “The Mastermind”, de Kelly Reichardt, e “The Phoenician Scheme”, de Wes Anderson. Também fazem parte nomes como Joachim Trier, Richard Linklater, Julia Ducournau e os Irmãos Dardenne.
A organização ainda deve divulgar outros títulos nas próximas semanas, com possibilidade de novas inclusões na mostra competitiva.