Esporte
Esporte
A Fifa divulgou nesta quinta-feira (5) os grupos do novo Mundial de Clubes, que pela primeira vez contará com 32 equipes. Representando o Brasil estão Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo. A competição será realizada em 11 cidades dos Estados Unidos, com a final programada para o MetLife Stadium, em Nova York, no dia 13 de julho.
Confira como ficaram os grupos dos brasileiros após o sorteio realizado em Miami:
•Grupo A: Palmeiras (Brasil), Porto (Portugal), Al Ahly FC (Egito), Inter de Milão (Itália)
•Grupo B: Botafogo (Brasil), Paris Saint-Germain (França), Atlético de Madrid (Espanha), Seattle Sounders (EUA)
•Grupo D: Flamengo (Brasil), Espérance (Tunísia), Chelsea (Inglaterra), León (México)
•Grupo F: Fluminense (Brasil), Borussia Dortmund (Alemanha), Ulsan (Coreia do Sul), Mamelodi Sundowns (África do Sul)
Os cabeças de chave incluem quatro clubes sul-americanos e quatro europeus, como determinado pelo ranking continental. Botafogo, classificado no último sábado (1º) ao vencer a Libertadores, foi sorteado a partir do pote 2.
O Super Mundial de Clubes estreia com um formato que inclui a fase de grupos e um mata-mata a partir das oitavas de final. Cada grupo terá quatro equipes, com os dois primeiros avançando. Em caso de empate na pontuação, o confronto direto será o critério principal de desempate, seguido pelo saldo de gols.
As oitavas e as fases seguintes serão disputadas em jogo único, com possibilidade de prorrogação e pênaltis. Essa estrutura promete confrontos entre os principais clubes europeus e sul-americanos, além de incluir times de outros continentes, retomando a essência da antiga Copa Intercontinental.
O evento foi marcado pela presença do presidente da Fifa, Gianni Infantino, e do ex-atacante Ronaldo Fenômeno, que apresentou o troféu oficial do torneio, feito de ouro de 24 quilates. A peça simboliza a história do futebol e a união dos 211 países membros da Fifa.