Pesquisar

+ Notícias

+ Notícias

Inscrições para o Fies 2025.2 abrem nesta segunda com 44.867 vagas

Metade das oportunidades será destinada ao Fies Social.
As inscrições vão até 18 de julho. (Foto: Marcello Casal Jr)

As inscrições para o Fies 2025.2 começam nesta segunda-feira (14) e seguem até as 23h59 do dia 18 de julho, exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O processo é gratuito, conforme edital divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) no último dia 9. Nesta edição, o programa oferece 44.867 vagas de financiamento estudantil em instituições privadas de ensino superior.

Criado em 2001, o Fundo de Financiamento Estudantil tem como objetivo ampliar o acesso à educação superior, garantindo condições facilitadas de pagamento a estudantes de baixa renda. O financiamento é voltado para cursos presenciais com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Quem pode participar do Fies 2025.2

Podem se inscrever candidatos que participaram do Enem a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos nas cinco provas do exame e nota diferente de zero na redação. Além disso, o estudante deve ter renda bruta familiar de até três salários mínimos por pessoa — o que equivale a R$ 4.554 em 2025. Participantes que fizeram o Enem como treineiros estão fora do processo seletivo.

A classificação dos inscritos será feita de forma decrescente com base nas notas do Enem, levando em conta o tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência. Terão prioridade candidatos que não concluíram o ensino superior ou que ainda não tenham sido contemplados por financiamento estudantil.

Fies Social representa metade das vagas

O Fies Social, lançado em 2024, garante 50% das vagas desta edição para inscritos no CadÚnico com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa — atualmente R$ 759. A modalidade permite financiamento de até 100% dos encargos educacionais e assegura cotas para pessoas com deficiência, pretos, pardos, indígenas e quilombolas.

Chamada única e lista de espera

O resultado da chamada única será divulgado no dia 29 de julho. Os candidatos pré-selecionados deverão complementar as informações no sistema entre 30 de julho e 1º de agosto. Quem não for chamado integrará automaticamente a lista de espera, válida de 5 de agosto a 19 de setembro.

Mais notícias

plugins premium WordPress