Entretenimento
Entretenimento
O 11º Festival de Circo do Ceará (FICC) dá início ao seu eixo formativo, o “Luz no Picadeiro”, com uma programação ampliada e gratuita que circula por cinco cidades cearenses entre 29 de outubro e 19 de novembro. Além disso, o programa oferece oficinas, debates e encontros voltados para a qualificação de artistas, educadores e gestores culturais.
Neste ano, o “Luz no Picadeiro” passa por Aquiraz, Fortaleza, Paracuru, Itapipoca e Aracati (Canoa Quebrada). As atividades incluem oficinas práticas de corda lisa, bambolê e malabares, além de debates sobre políticas públicas para o circo. Uma das novidades é a parceria com o 1º Simpósio Nordestino de Inventários Circenses, que aprofundará as discussões sobre pesquisa e metodologias de ensino nas artes circenses.
Em Fortaleza, no dia 3 de novembro, o Teatro São José sediará encontros sobre a Lei do Circo e o programa “Município Amigo do Circo”, com a presença de autoridades como a secretária da Cultura do Ceará, Luísa Cela. Em Aquiraz, a programação começa nos dias 29 e 30 de outubro com uma oficina de perna-de-pau na Tapera das Artes. Já em Canoa Quebrada, de 17 a 19 de novembro, acontece a “Vivência em Artes Circenses” com a dupla do Circus Family on the Road (Espanha/Itália).
A maior parte das inscrições para o Festival de Circo do Ceará e seu programa formativo pode ser feita gratuitamente no local de cada atividade. As exceções são a oficina de corda lisa e o Simpósio, que exigem inscrição prévia por meio de um link disponível no Instagram oficial do festival. A programação artística do FICC, com mais de 40 espetáculos, acontece de 31 de outubro a 15 de novembro.