+ Notícias
+ Notícias
Pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB) interceptaram, nesta terça-feira (22), um monomotor PA-28 Cherokee que entrou ilegalmente no espaço aéreo brasileiro vindo do Peru sem autorização oficial. A aeronave foi detectada pelos radares do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Sisdabra) enquanto sobrevoava a cidade de Lábrea, no sul do Amazonas, localizada a cerca de 700 quilômetros de Manaus.
Segundo informações da Aeronáutica, a interceptação foi realizada por aeronaves militares de defesa aérea e de vigilância, por volta das 10h50. Os pilotos militares ordenaram que o monomotor se identificasse, mudasse sua rota e pousasse, mas o piloto desobedeceu às ordens, obrigando a FAB a disparar tiros de aviso.
Logo após os disparos, o piloto realizou um pouso forçado em uma área descampada próxima à Rodovia Transamazônica. Antes de fugir, ele incendiou a aeronave na tentativa de destruir possíveis provas que pudessem levar à sua identificação e esclarecer o objetivo da incursão ilegal.
O major-brigadeiro João Campos Ferreira Filho, chefe do Estado-Maior Conjunto do Comando de Operações Aeroespaciais (Comae), destacou a eficiência da operação. “As tecnologias de monitoramento embutidas em nossos radares, juntamente com a prontidão das tripulações e controladores, aumentam a nossa capacidade de mapear as rotas dos traficantes e agir para impedir que a droga chegue em seu destino”.
A principal suspeita é de que a aeronave estivesse envolvida no tráfico de drogas, e a Polícia Federal já abriu investigação para apurar o caso.