Pesquisar

Entretenimento

Entreterimento

Exposição “Odoyá! Salve a Mãe de Todas as Cabeças!” abre no Centro Cultural Belchior

Mostra fotográfica celebra a Festa de Iemanjá de Fortaleza e integra processo de salvaguarda como Patrimônio Cultural Imaterial.
Exposição "Odayá"
A exposição de longa duração entra em cartaz nesta quarta-feira (13). (Foto: Prefeitura de Fortaleza)

O Centro Cultural Belchior (CCBel) recebe, a partir desta quarta-feira (13), às 18h, a exposição “Odoyá! Salve a Mãe de Todas as Cabeças!”, que integra a programação da Festa de Iemanjá de Fortaleza, tradicionalmente celebrada nos dias 14 e 15 de agosto.

Fotografia e memória da Festa de Iemanjá

A exposição “Odoyá!” apresenta registros fotográficos produzidos em 2016, revelando momentos de fé, resistência e pertencimento nas praias da capital cearense. As imagens destacam oferendas, rituais, danças e encontros entre corpos, territórios e espiritualidades, compondo um acervo que integra o processo de salvaguarda da Festa de Iemanjá como Patrimônio Cultural Imaterial.

A vernissage contará com roda de conversa e a apresentação “Faz a gira girar com os en-cantos do mar. Odoyá!”, do Grupo D´Passagem.

Curadoria e participação na Exposição “Odoyá”

A curadoria da exposição “Odoyá!” é do antropólogo e pesquisador Jean dos Anjos. Participam da exposição os fotógrafos Flávia Almeida, Beto Skeff, Éden Barbosa, Luiz Alves, Manuel Filho, Allan Taissuke e o próprio curador. A visitação é gratuita, de terça-feira a sábado, das 9h às 21h.

Patrimônio Cultural Imaterial

Reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Fortaleza desde 2018, por meio do Decreto nº 14.262, a Festa de Iemanjá é realizada por povos de santo e entidades culturais e religiosas ligadas às religiões de matriz africana. O festejo conta com apoio da Prefeitura de Fortaleza e do Governo do Estado do Ceará.

Celebrada em 15 de agosto, a festa reúne cortejos, rituais e manifestações culturais que atraem milhares de devotos, simpatizantes e turistas.

Mais notícias

plugins premium WordPress