Entretenimento
Entretenimento
As viagens diárias de trem e metrô entre Maracanaú e a capital cearense viraram arte. A Exposição Linha Sul em Fortaleza, do pesquisador e artista visual Léo Silva, ocupa a Estação Benfica do metrô durante todo o mês de novembro, com visitação gratuita.
A mostra é o resultado de uma profunda investigação do artista sobre sua própria história e a de milhares de pessoas que utilizam o transporte ferroviário. Por meio de vídeos, fotografias, performances e instalações, Léo Silva explora as camadas históricas, ecológicas e afetivas da antiga Estrada de Ferro de Baturité, hoje Linha Sul. “Cresci fazendo esse trajeto. Com o tempo, comecei a registrar esses movimentos e percebi que ali estava também a minha história”, conta o artista.
As obras utilizam elementos orgânicos como terra, café e algodão para tensionar o olhar sobre o urbano e a natureza. Ao deslocar o foco para as experiências periféricas, a exposição propõe uma reflexão sobre corpo, território e os fluxos migratórios que construíram a região. A mostra é apoiada pela Secretaria da Cultura do Estado (Secult CE) via Lei Paulo Gustavo.