Pesquisar

Entretenimento

Entreterimento

Exposição “Descartes Gadelha, ferroviário” é inaugurada na Estação Benfica do Metrofor

Mostra resgata produção do artista cearense enquanto desenhista da Rede Ferroviária Federal, com visitação gratuita até o fim de abril.
Descartes Gadelha, artista cearense
A exposição tem início na próxima segunda-feira (31) e segue até o final de abril. (Foto: Fernanda Siebra)

A Estação Benfica do metrô de Fortaleza recebe, a partir da próxima segunda-feira (31), às 10h, a exposição “Descartes Gadelha, ferroviário”, que apresenta ao público obras e documentos produzidos pelo artista cearense durante seus quase 30 anos de atuação na Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA). A mostra é uma realização conjunta do Museu Ferroviário Estação João Felipe, do Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE) e do Metrofor, com apoio da Pinacoteca do Ceará.

Arte nos trilhos: a ferrovia como cenário e memória

A exposição celebra a trajetória do multiartista Descartes Gadelha, reconhecido por sua atuação como pintor, escultor, escritor e músico, destacando seu lado menos conhecido: o de desenhista técnico da RFFSA, função que exerceu entre 1957 e 1986. A curadoria é assinada pelas historiadoras Cristina Holanda e Patrícia Xavier.

Entre os destaques da mostra estão fotografias, cartazes sobre segurança do trabalho, ilustrações de peças de locomotivas, além de documentos originais e projetos técnicos desenvolvidos por Descartes. O público poderá ver, por exemplo, os desenhos do batedor de freio e do painel de pastilhas “Trem para o Futuro”, que hoje compõe o acervo da Estação das Artes.

Visitação aberta e gratuita no metrô

Com a proposta de democratizar o acesso à cultura, a mostra ocupa um espaço de circulação intensa da população: o saguão da Estação Benfica, que funciona de segunda a sábado, das 5h30 às 23h. A entrada é gratuita.

“A ideia de levar a exposição para a estação de metrô promove o acesso aos bens culturais pela população que transita nesses espaços, por meio das políticas de patrimônio e memória da Secult Ceará”, destaca Alênio Alencar, diretor do Museu Ferroviário.

“A exposição traz mensagens que continuam válidas, que alertam sobre os cuidados com o trem. E também nos orgulha trazer esse pedaço da nossa história e da nossa cultura para os nossos passageiros”, afirma Joseane Oliveira, Assessora de Planejamento Estratégico do Metrofor.

Programação especial de abertura

A inauguração da exposição contará com falas do artista Descartes Gadelha, da curadora Patrícia Xavier e de representantes das instituições organizadoras. Haverá ainda uma homenagem a quatro trabalhadores do metrô de Fortaleza, reconhecidos por suas contribuições à história metroferroviária da cidade.

Exposição “Descartes Gadelha, ferroviário”

Inauguração: segunda-feira, 31 de março, às 10h

Local: Estação Benfica – Metrofor (Av. Carapinima, 2087 – Benfica)

Visitação: segunda a sábado, das 5h30 às 23h

Entrada gratuita

Mais notícias

plugins premium WordPress