Pesquisar

Ceará

Ceará

Etice e Funcap avançam em projeto de plataforma de Inteligência Artificial para o Ceará

Projeto busca modernizar atendimento público e garantir segurança de dados governamentais em serviços automatizados.
O projeto tem previsão de ser concluído em 24 meses. (Foto: Demétrio Andrade)

Nesta semana, a Empresa da Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) e a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) se reuniram para discutir o desenvolvimento de uma plataforma de Inteligência Artificial no Ceará. Com a presença de Francisco Barbosa, presidente da Etice; Raimundo Costa Filho, presidente da Funcap; Vasco Furtado, cientista chefe; e Márcio Lima, diretor de Tecnologia e Inovação, o encontro teve como objetivo definir etapas do projeto que visa implementar uma infraestrutura de IA própria no Estado.

Francisco Barbosa explicou que a plataforma será instalada na Etice para operar modelos de linguagem de grande porte voltados ao atendimento automatizado, com respostas em linguagem natural para consultas de cidadãos e servidores, personalizadas com dados específicos do governo estadual. “A iniciativa visa reduzir custos com licenciamento e aumentar o controle sobre dados governamentais, além de alinhar o Ceará com as estratégias nacionais de inovação e segurança digital”, afirmou Barbosa.

Previsto para ser concluído em 24 meses, o projeto terá como resultado inicial um chatbot, acessível a cinco órgãos públicos, com foco em segurança e eficiência. Márcio Lima destacou a importância da iniciativa para o controle dos dados e para o desenvolvimento seguro de produtos internos.

Para Vasco Furtado, a plataforma coloca o Ceará em posição de destaque na aplicação de IA no setor público, reforçando o compromisso do Estado com a inovação e com a melhoria da qualidade dos serviços para os cidadãos.

Mais notícias

plugins premium WordPress