Pesquisar

Entretenimento

Entretenimento

Documentário que celebra os 70 anos da UFC estreia nesta quarta (7) no Cine São Luiz

Dirigido por Joe Pimentel e Wolney Oliveira, filme revisita a história da universidade e seu impacto na formação social, política e cultural do Ceará.
Estreia documentário UFC
O filme revisita sete décadas de impacto da instituição através de mais de 40 depoimentos. (Foto: Wolney Oliveira)

A trajetória da Universidade Federal do Ceará (UFC) e sua profunda influência na construção do estado serão celebradas nas telas do cinema. O longa-metragem “70 anos da Universidade Federal do Ceará” tem estreia marcada para esta quarta-feira (7), às 19h, em uma sessão especial no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza.

Com direção assinada pela dupla Joe Pimentel e Wolney Oliveira, o documentário se propõe a fazer um resgate histórico e a reafirmar o protagonismo da instituição na vida cearense ao longo de sete décadas.

Um mosaico de memórias e depoimentos

Para reconstruir essa história, o filme utiliza um vasto material de arquivo, incluindo documentos, fotografias e vídeos, costurado por depoimentos de mais de 40 personalidades que tiveram suas vidas ligadas à UFC. Entre eles estão professores, servidores, ex-reitores, alunos e ex-alunos notáveis.

Nomes como a jornalista Adísia Sá, o sociólogo Eduardo Diatahy, os arquitetos Neudson Braga e Romeu Duarte, e o presidente da Enel, José Nunes (ex-aluno), ajudam a ilustrar a capilaridade da universidade. A narrativa é conduzida, entre outros, pelos jornalistas Marco Fukuda e Lira Neto, autor do livro “UFC: biografia de uma universidade”.

Momentos marcantes, como os movimentos estudantis durante a ditadura militar, a interiorização do ensino e homenagens históricas, como o título de Doutora Honoris Causa para Maria Bethânia, são revisitados no longa.

A cultura como eixo central

Um dos capítulos mais recentes destacados na obra é a criação da Pró-Reitoria de Cultura da UFC, que posicionou a atividade cultural como um eixo estruturante da instituição. A visão é resumida pelo reitor Custódio Almeida em um dos depoimentos: “Cultura é um atravessamento. Não é simplesmente uma área que fica ao lado das outras, mas uma área que atravessa todas as outras. É um fio que perpassa tudo e a universidade precisa disso”.

O filme, que celebra as sete décadas completadas pela UFC em 2024, tem patrocínio da SP Combustíveis e Cagece, via Lei Rouanet, e apoio da Enel, Cegás e Governo do Ceará.

Serviço: Estreia do documentário “70 anos da UFC”

  • Filme: “70 anos da Universidade Federal do Ceará”
  • Data: Quarta-feira, 7 de janeiro de 2026
  • Horário: 19h
  • Local: Cineteatro São Luiz (Fortaleza, CE)
  • Duração: 70 minutos
  • Classificação: Livre

Mais notícias