Ceará
Ceará
A esquadra da Força Marítima de Autodefesa do Japão chega a Fortaleza nesta quinta-feira (4) para uma série de atividades comemorativas aos 130 anos de amizade entre Brasil e Japão. Os navios Kashima e Shimakaze, sob comando do Contra-Almirante Hiroshi Watanabe, vão permanecer atracados no Porto de Fortaleza até o dia 7 de setembro.
A chegada está marcada para as 9h, com recepção oficial às 10h, durante o cerimonial de Honra à Terra Brasileira. A solenidade contará com a presença do Capitão dos Portos do Ceará, Capitão de Mar e Guerra Bruno Emilião Pinto, além do embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, e do cônsul-geral do Japão no Recife, Masami Ohno.
A esquadra realiza uma navegação transoceânica de instrução, que busca formar novos oficiais da Marinha japonesa por meio de adestramento no mar. Além do caráter técnico, a missão tem o objetivo de fortalecer os laços diplomáticos e culturais entre Brasil e Japão, que completam 130 anos de relações bilaterais em 2025.
Durante a estadia, de 4 a 7 de setembro, estão previstas diversas atividades conjuntas entre a Marinha do Brasil e a Força Marítima de Autodefesa do Japão. A visita também será marcada por ações de integração cultural e diplomática, reforçando a tradição de amizade entre os dois países.