Vini Jr se emociona ao falar sobre racismo e revela “menos vontade de jogar”

Atacante da Seleção e do Real Madrid foi às lágrimas ao abordar ataques racistas que sofre na Espanha

Da Redação
26/03/24 • 12h00

Vinícius Júnior se emocionou na entrevista coletiva desta segunda (25) (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

Vítima de uma série de ataques racistas nos últimos anos na Europa, o atacante Vinícius Júnior é um dos personagens centrais do jogo do Brasil contra a Espanha, nesta terça-feira (26), às 17h30, no Santiago Bernabéu. O jogador de 23 anos relatou, na entrevista coletiva, em tom de desabafo, nesta segunda-feira (25) sua luta contra o racismo.

Na abertura da coletiva, Vinícius declarou que “cada vez tem menos vontade de jogar”. Ele contou que segue na luta antirracista por “todas as pessoas que torcem” pelo seu sucesso. “Elas me mandam mais mensagens para lutar com eles. Tenho força grande dentro de mim, na família, em casa. Nem todos têm o apoio que eu tenho em casa. Que podem falar por tantas pessoas. Quero seguir por eles, que sabem do que realmente passo e passei. E que é muito difícil”, disse.

Emocionado, o jogador expressou sua preocupação com as gerações futuras e o impacto que o racismo pode ter nelas.

O amistoso contra a Espanha faz parte da campanha da CBF de combate ao racismo no futebol. Com o slogan “uma só pele; uma só identidade”, o jogo terá uma identidade visual com destaque para o preto e o branco. Na hora do hino, jogadores utilizarão jaquetas pretas com dizeres em português, inglês e espanhol e patch especial da partida ‘’uma só pele’’.

Apesar dos desafios enfrentados, Vinícius Júnior demonstrou animação para o confronto, especialmente após a recente vitória da seleção brasileira sobre a Inglaterra. Ele destacou a importância de jogar no Santiago Bernabéu, sua casa na Espanha, mesmo enfrentando a torcida adversária, e ressaltou a importância do duelo entre duas das maiores seleções do mundo.