Verstappen lidera primeiro dia de testes para a temporada 2024 de Fórmula 1

O atual tricampeão mundial foi o único piloto da Red Bull a entrar na pista do Bahrein, onde a temporada terá início com transmissão da Band

Da Redação
21/02/24 • 18h00

Líder na abertura dos testes, Verstappen disse estar contente em voltar a guiar um carro de Fórmula 1. (Foto: Red Bull Racing)

O início da temporada 2024 de Fórmula 1 parece ser uma continuação do último campeonato, com Max Verstappen à frente dos demais competidores. O tricampeão mundial registrou o tempo mais rápido no primeiro dos três dias de testes no Circuito de Sakhir, no Bahrein, que sediará a primeira corrida da temporada na próxima semana, com transmissão da Band. O melhor tempo de Verstappen foi de 1:31.344, quase um segundo e meio mais rápido que seu melhor desempenho (1:32.837) no primeiro dia de testes do ano passado no mesmo local.

Embora os tempos de teste devam ser considerados com cautela, o resultado é um indicativo forte do desempenho do holandês. Durante o teste no Bahrein do ano passado, ele também pilotou o carro da Red Bull durante todo o dia e completou o maior número de voltas (143) entre todos os pilotos.

“É bom estar de volta a um carro de F1 e me diverti bastante na pista hoje. Cobrimos muitas voltas e testamos várias coisas com o carro, o que foi importante, então estou feliz no geral com como as coisas aconteceram. Depois das férias de inverno, as primeiras voltas sempre te surpreendem um pouco, mas então você rapidamente volta ao ritmo. No geral, o carro respondeu bem e considerando que isso foi apenas um teste, tivemos um dia agradável”, destacou o tricampeão mundial.

George Russell, da Mercedes, foi o único piloto da equipe a entrar na pista, completando 122 voltas. As demais equipes alternaram seus pilotos nas sessões da manhã e da tarde.

Na tabela de tempos, Lando Norris da McLaren marcou o segundo melhor tempo com 1:32.484, seguido por Carlos Sainz, da Ferrari, com 1:32.584 e Daniel Ricciardo ,da Racing Bulls, com 1:32.599. Nove das dez equipes completaram mais de 100 voltas, com a Williams sendo a única que não alcançou os três dígitos, registrando 61 voltas. A Haas foi a equipe que acumulou mais dados, ultrapassando os 800 quilômetros, com um total de 800.976. No total, todos os pilotos somaram 1236 voltas, equivalentes a 6.689,232 quilômetros.

O pneu C3 foi o mais utilizado do dia, somando mais de 4.400 quilômetros. No Grande Prêmio do Bahrein, na próxima semana, ele será o composto mais macio dos três disponíveis, o que faz sentido considerando que este pneu fará parte do trio selecionado para a corrida.