Exigindo dos freios, Stock Car abre temporada 2024 em Goiânia
Em um dos palcos mais tradicionais do automobilismo brasileiro, categoria dá a largada ao campeonato que terá transmissão da Band.
Da Redação
01/03/24 • 10h32
A temporada 2024 da Stock Car começa neste final de semana no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO). E um dos desafios da etapa é com relação a alta exigência desta pista com os freios. Com as características da pista, veloz, mas com muitos pontos de frenagem, e a possibilidade de temperaturas acima dos 30°C, os freios serão muito exigidos nas corridas.
Maior campeão da história da categoria, Ingo Hoffmann destacou a necessidade que os pilotos terão de fazer muito bem as frenagens ao longo da corrida. Mais do que isso, o 12 vezes campeão lembra ainda que, em alguns pontos do circuito, os freios terão que desempenhar um papel fundamental por conta da sequência de curvas no circuito de 3.835 metros.
“Goiânia é uma pista que tem uma reta longa e onde o freio é muito exigido. Por conta de muitas freadas fortes próximas uma das outras, a refrigeração não é frequente. Assim, os freios são extremamente importantes”, diz Ingo Hoffmann.
“É muito importante frearmos muito bem o carro na curva 5 para sair retomando a aceleração. A curva do S a gente freia com o carro um pouco inclinado, então é preciso cuidado para não bloquear as rodas. Mas em todas as curvas a frenagem precisa ser feita de forma correta e de maneira extremamente eficiente, priorizando a saída de curva”, completa Ingo.
O campeonato deste ano tem mudanças no regulamento. A classificação será realizada na manhã de sábado, mesmo dia em que ocorre a primeira corrida, com 30 minutos de duração e inversão dos 12 melhores do qualifying. O domingo terá a corrida principal do final de semana, com 50 minutos de duração e grid levando em conta o resultado da sessão classificatória.
Neste domingo (3), a partir das 12h, a Band transmite a corrida principal de Goiânia, que marca a abertura da temporada 2024 da Stock Car.