Primeira rodada do Brasileirão é marcada por polêmicas; confira resultados
Partidas de Flamengo e Vasco foram conturbadas, principalmente por causa das decisões dos juízes.
Da Redação
15/04/24 • 11h50
Os jogos deste domingo (14), válidos pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2024, foi marcada por diversas polêmicas relacionadas à arbitragem. Confira os resultados dos confrontos:
Muita confusão em Goiânia
O Flamengo iniciou sua trajetória no Campeonato Brasileiro de 2024 com uma vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-GO, em um jogo marcado por polêmicas, no estádio Serra Dourada, em Goiânia. De La Cruz e Pedro foram os responsáveis pelos gols do Rubro-Negro carioca, enquanto Luiz Fernando descontou para o Dragão, que terminou a partida com dois jogadores e o técnico Jair Ventura expulsos.
A partida já começou agitada com a expulsão do técnico do Atlético por reclamação, ainda nos primeiros minutos do jogo. No entanto, a polêmica se estendeu com a expulsão do zagueiro Alix Vinicius, que deixou o campo após falta em Pedro.O gol do Flamengo veio nos acréscimos da primeira etapa, com De La Cruz cobrando falta com maestria.
Na segunda etapa, mesmo com um jogador a menos, o Atlético-GO conseguiu empatar com Luiz Fernando, mas perdeu a chance de virar o jogo em um pênalti desperdiçado por Shaylon. Aos 54 minutos, um novo lance gerou discussão quando Maguinho acertou Bruno Henrique com o braço dentro da área, resultando em pênalti para o Flamengo e na expulsão do jogador do Atlético-GO. Pedro converteu a penalidade, garantindo a vitória do Flamengo após jogo conturbado.
Mais polêmica em São Januário
O Vasco venceu o Grêmio por 2 a 1 em partida marcada por lances polêmicos e decisões controversas da arbitragem. No confronto disputado em São Januário, dois momentos cruciais foram analisados pelo VAR, mas nenhum resultou em gol.
Logo no início, o árbitro Flávio Rodrigues de Souza consultou o VAR para decidir sobre um possível pênalti em Rossi, do Vasco, anunciando a a não marcação para todo o estádio através do sistema de som. Outro lance controverso envolveu Diego Costa, do Grêmio, e Lucas Piton, do Vasco, em que a bola resvalou no braço de Piton, mas o árbitro considerou o toque involuntário e não marcou pênalti.
Na primeira etapa, o Vasco marcou dois gols com finalizações em que a bola não tocou no chão antes de entrar, com David e Matheus Carvalho. Apesar da pressão do Grêmio, que descontou com um gol de Gustavo Martins aos 22 minutos do segundo tempo, o Vasco segurou a vantagem e garantiu a vitória.
Furacão e Palmeiras vencem; Galo e Timão ficam no 0 a 0
O Athletico Paranaense iniciou o Brasileirão de 2024 com uma vitória avassaladora sobre o Cuiabá, aplicando um contundente 4 a 0. Jogando em casa, o Furacão não deu chances ao adversário, construindo uma vantagem confortável já nos primeiros 45 minutos de jogo, com gols de Pablo, Canobbio e Leo Godoy. No segundo tempo, Mastriani ampliou o placar, consolidando o tranquilo triunfo do time paranaense.
Enquanto isso, na Neo Química Arena, mais de 44 mil espectadores assistiram ao empate sem gols entre Corinthians e Atlético-MG. O Galo jogou com um jogador a menos durante todo o segundo tempo, após a expulsão de Rodrigo Battaglia no fim da primeira etapa. Apesar da vantagem numérica, o Timão não conseguiu converter essa situação em gols, resultando em um empate sem alterações no placar.
No duelo entre campeões, o Palmeiras levou a melhor sobre o Vitória, vencendo por 1 a 0 no Manoel Barradas, em Salvador. O único gol da partida foi marcado por Richard Rios, garantindo a vitória do campeão brasileiro sobre o vencedor da Série B do ano passado. Com esse resultado, encerrou-se a rodada de abertura do Brasileirão Betano 2024, que foi marcada pela animação dos torcedores nas arquibancadas e pela emoção dos jogos disputados.