No primeiro jogo da final, Fortaleza e Ceará ficam no empate
Confronto da semana que vem vai definir o campeão cearense de 2024
Da Redação
30/03/24 • 22h30
Em partida disputada na tarde deste sábado (30), Fortaleza e Ceará empataram sem gols no jogo de ida da final do Campeonato Cearense de 2024. Com o resultado, a definição fica para o próximo sábado (6), sendo campeão o time que vencer o confronto. Caso haja empate no tempo normal, o estadual será definido nos pênaltis pela primeira vez desde 2010.
Nas escalações, o Ceará foi com a sua equipe considerada titular, apenas com a substituição de Guilherme Castilho, suspenso, por Lucas Mugni. Do lado tricolor, Vojvoda quis inovar, levando sua equipe a campo com um 3-5-2, desfazendo o seu usual 4-3-3. Com as duas equipes com times sólidos e com muitos confrontos na região central do gramado, a partida não teve muitas oportunidades claras de gol. No primeiro tempo o Vovô teve mais posse de bola, mas não conseguiu produzir muito, tendo apenas um chute de maior perigo defendido por João Ricardo.
Na segunda etapa, o Fortaleza tentou pressionar mais a equipe alvinegra em busca do gol e, consequentemente, da vitória. Entretanto, a equipe leonina exagerou nos cruzamentos errados e não conseguiu traduzir o volume de jogo em chances claras. A melhor oportunidade foi com o lateral Dudu, que chutou cruzado para a boa defesa de Richard. Apesar da pressão tricolor, as melhores chances foram alvinegras. A mais clara foi com Saulo Mineiro, que ganhou na corrida de Kuscevic e, cara a cara com João Ricardo, chutou em cima do goleiro. Além disso, Erick Pulga foi outro que demandou boas intervenções do camisa 1 do Laion.
O resultado de zero a zero significa que tudo vai ser decidido no jogo da volta, no mesmo Castelão, no sábado (6). A partida, dessa vez, é com mando de campo do alvinegro, que teve a melhor campanha no campeonato. Uma vitória simples basta para coroar qualquer uma das duas equipes. Caso o jogo termine empatado, o campeão cearense de 2024 será definido nas penalidades. Para o Tricolor, a conquista simboliza um hexacampeonato inédito no futebol cearense. Para o Ceará, o troféu não só interrompe uma sequência histórica do maior rival, mas alça, novamente, o Vovô ao posto de maior campeão do Cearense.