Morre dono da primeira equipe de Ayrton Senna na F1

Empresário britânico Ted Toleman, fundador da equipe de Fórmula 1 que lançou Ayrton Senna, faleceu aos 86 anos nas Filipinas.

Da Redação
11/04/24 • 11h00

Senna deu os primeiros pontos da equipe de Toleman na categoria. (Foto: Reprodução/F1/X)

O empresário britânico Ted Toleman, conhecido por fundar e liderar a equipe de Fórmula 1 que lançou a carreira de Ayrton Senna, faleceu aos 86 anos, nesta quarta-feira (10), em Manila, nas Filipinas. Toleman, que também foi CEO da equipe que levava seu sobrenome, morreu em uma casa de repouso após sofrer um ataque cardíaco, segundo informações da imprensa internacional.

Toleman, inicialmente envolvido na indústria automotiva vinculada à Ford na década de 1920, iniciou sua incursão no automobilismo de competição nos anos 1970, participando de corridas britânicas de automobilismo e motonáutica. Sob o nome de Toleman Motorsport, a equipe ingressou na Fórmula Ford 2000 britânica em 1977 e na Fórmula 2 britânica em 1978, antes de fazer a transição para a Fórmula 1 em 1980.

Durante seus cinco anos na F1, a equipe Toleman teve pilotos notáveis como Derek Warwick e Teo Fabi. Foi em 1984 que a equipe alcançou um marco significativo ao lançar Ayrton Senna na categoria máxima do automobilismo mundial. Senna conquistou três pódios pela equipe, sendo o segundo lugar em Mônaco e terceiro na Inglaterra e Portugal.

Após sua saída da Fórmula 1, Ted Toleman dedicou-se à agricultura na África do Sul, posteriormente mudando-se para a Austrália e, por fim, para as Filipinas. Seu falecimento foi lamentado por Stefano Domenicali, CEO da Fórmula 1, que destacou as contribuições de Toleman para o esporte automobilístico. A morte do empresário britânico marca o fim de uma era na história da F1, deixando um legado que será lembrado por muitos.