Max Verstappen sobra de novo e é o mais rápido na Arábia Saudita

Apesar do passeio do tricampeão, a surpresa da sessão foi o desempenho de Oliver Bearman, novato da Ferrari.

Da Redação
08/03/24 • 15h30

Mesmo abortando sua segunda tentativa, Verstappen fechou a classificação na liderança com boa vantagem. (Foto: Mark Thompson/ Getty Images/ Red Bull)

Max Verstappen, da Red Bull, garantiu sua segunda pole position consecutiva em 2024 com uma performance dominante no treino de classificação para o Grande Prêmio da Arábia Saudita. Enquanto isso, Oliver Bearman, fazendo sua estreia como substituto de Carlos Sainz, na Ferrari, causou boa impressão. O líder do campeonato, Verstappen, mostrou total controle no circuito de Jedá, apresentando duas voltas qualificativas que garantiram a pole, sendo a melhor delas marcada em 1m27.472s, 0.3 segundos à frente de Charles Leclerc, da Ferrari.

Bearman, com apenas 18 anos, demonstrou uma adaptação ao volante desde o início dos treinos livres. Apesar de ter ficado de fora do Q3 por apenas 0.036s, o 11º lugar é um resultado expressivo, considerando que o jovem piloto foi convocado para pilotar algumas horas antes de entrar na pista.

Sergio Perez, da Red Bull, que venceu o GP da Arábia Saudita em 2023, terminou em terceiro lugar. O piloto mexicano não conseguiu melhorar seu tempo na segunda tentativa de volta rápida. Fernando Alonso, da Aston Martin, aproveitou o vácuo de Lewis Hamilton em sua última volta para chegar a estar a apenas uma décima da pole position antes de cruzar a linha de chegada em quarto.

Oscar Piastri, da McLaren, superou novamente seu companheiro de equipe, Lando Norris, pelo segundo ano consecutivo na Arábia Saudita, com os carros na cor laranja ocupando a terceira fila do grid. Por outro lado, ambos os pilotos da Mercedes não conseguiram melhorar em suas segundas tentativas, classificando-se em sétimo, com George Russell, e oitavo, Com Hamilton, respectivamente.

Confira o grid de largada para o GP da Arábia Saudita

Yuki Tsunoda, da Racing Bulls, recuperou-se bem de um frustrante GP do Bahrein com uma qualificação impressionante, superando seu companheiro de equipe, Daniel Ricciardo, e conquistando a nona posição, enquanto Lance Stroll completou os dez primeiros. Mais atrás, Nico Hulkenberg enfrentou problemas de potência que encerraram prematuramente sua sessão de classificação, ficando em 15º para a corrida de sábado (9). A Alpine e a Sauber enfrentaram dificuldades, com ambos os carros da Alpine e da equipe suíça sendo eliminados no Q1, embora a Sauber tenha realizado um notável trabalho de reparo no carro de Zhou Guanyu após um grande acidente nos treinos livres. Contudo, o piloto chinês não conseguiu registrar um tempo de volta e largará na última posição.

Os pilotos voltam à pista neste sábado para a disputa do GP da Arábia Saudita. A largada está marcada para as 14h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo da Band.