Fortaleza vence no Paraguai e começa a Sula com pé direito

Leão marca no começo e no final do jogo e conquista os primeiros três pontos na competição internacional contra o Deportivo Trinidense. No entanto, desempenho preocupa.

Da Redação
03/04/24 • 23h13

Thiago Galhardo marcou o primeiro gol tricolor. (Foto: Mateus Lotif/FEC)

Jogando em Assunção, no Paraguai, o Fortaleza enfrentou o Deportivo Trinidense pela 1ª rodada da Copa Sul-Americana e venceu pelo placar de 2 a 0. Entretanto, após um primeiro tempo com volume de jogo e muitas chances criadas, a equipe tricolor mostrou, mais uma vez, um desempenho muito abaixo do esperado na segunda etapa. Apesar da atuação fraca, Thiago Galhardo e Yago Pikachu marcaram os gols da vitoria leonina e garantiram a liderança do grupo D da competição.

O técnico Juan Pablo Vojvoda, visando a decisão do Cearense contra o Ceará, que acontece neste sábado (6), mandou a campo uma equipe praticamente reserva, contando apenas com João Ricardo, Brítez e Kuscevic do time, teoricamente, titular. Mesmo com essa mudança, o treinador deu continuidade ao 3-5-2, esquema utilizado na primeira partida da final do estadual.

Imprimindo um forte volume no começo da partida, o Fortaleza abriu o placar logo aos 4 minutos, quando Machuca deu lindo passe para Galhardo chutar cruzado sem chances para o goleiro. O Trinidense tentou se lançar ao ataque para empatar a partida, mas deixou muitos espaços abertos para os contra-ataques do Leão. Entretanto, o Laion pecou no que já é uma toada da temporada: a falta de efetividade nas finalizações. Thiago Galhardo e Pochettino acertaram a trave e Machuca parou no goleiro em duas oportunidades. Mesmo com várias chances desperdiçadas, a equipe cearense saiu com a vitória parcial.

Na volta para a segunda etapa, o Trinidense fez mudanças na sua equipe procurando mais chances para atacar e, ao mesmo tempo que os paraguaios aumentaram seu ritmo de jogo, o Fortaleza foi no caminho inverso. Após o gol perdido por Machuca aos 3 minutos, o Leão foi inoperante. A postura era parecida com a mostrada contra o Maranhão na última semana, mas, para a felicidade da torcida tricolor, o final foi diferente. O adversário até tentava, mas a esbarrava na qualidade técnica.

A situação, que já estava tensa, ficou ainda mais quando Escobar recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso, aos 37 do segundo tempo. Com o Trinidense indo para o “tudo ou nada”, o Fortaleza teve muito espaço para contra-atacar. Após perder algumas oportunidades, Pedro Rocha, aos 47, conseguiu limpar dois marcadores e tocar para Yago Pikachu, que teve “apenas” que tirar do goleiro e matar a partida. Vitória leonina após quatro jogos sem ganhar.

Com o resultado positivo, o Fortaleza ocupa a liderança do grupo D da Sul-Americana, já que Boca Juniors e Nacional Potosí empataram em 0 a 0 na Bolívia. Agora, o Leão foca todas as suas atenções no Campeonato Cearense, torneio que disputa a final, contra o Ceará, no sábado (6). Os comandados de Vojvoda vão em busca do hexacampeonato inédito.