Fortaleza sofre na altitude e é goleado pelo Nacional Potosí na Sul-Americana
Leão é derrotado por 4 a 1 na Bolívia e desperdiça a oportunidade de garantir a classificação para a próxima fase.
Da Redação
08/05/24 • 23h00
Jogando em Potosí, na Bolívia, na noite desta quarta-feira (8), o Fortaleza foi goleado pelo Nacional por 4 a 1. O Leão chegou no primeiro tempo com Lucero, mas Callejo, Prost, Guerra e Álvarez marcaram os gols para a equipe boliviana. Apesar da derrota, o Laion permanece em primeiro lugar no grupo, com nove pontos.
Juan Pablo Vojvoda mandou a campo o que tinha de melhor disponível. Mais uma vez a equipe se posicionou na formação 3-5-2, com Pedro Augusto fazendo parte do trio defensivo. Mesmo com o objetivo de fortalecer a defesa e ter mais controle de bola, a tática leonina foi derrotada logo no começo da partida. Com sete minutos do primeiro tempo, Prost chutou cruzado. João Ricardo chegou a defender parcialmente, mas Callejo completou e abriu o placar para o Potosí.
O Fortaleza sofreu com a partida na altitude. A equipe errou muitos passes nas construções e foi muito pressionado pela equipe boliviana. No entanto, aos 16 do primeiro tempo, o Leão chegou ao empate. Após belo lançamento de Machuca, Lucero dominou, cortou o zagueiro e chutou forte para igualar o marcador.
Com o gol marcado, o Fortaleza equilibrou a partida, conseguindo criar chances com os argentinos Lucero e Machuca, mas quem ampliou o placar foi a equipe da casa. Após cruzamento de Cristaldo, a zaga leonina bateu cabeça e a bola sobrou limpa para Prost, que teve apenas o trabalho de dominar e tirar de João Ricardo para fazer 2 a 1 e dar números finais à primeira etapa.
Para o segundo tempo, Vojvoda tentou substituições ao colocar Tinga e Moisés na partida. Nos primeiros minutos o Leão chegou a produzir chances para empatar a partida, mas continuou pecando nas finalizações. Mas, ao invés do empate tricolor, o que aconteceu foi justamente o contrário. Aos 25, após cruzamento na área, a zaga do Fortaleza cortou mal e Guerra acertou um belo chute no canto de João Ricardo para fazer 3 a 1 para o Potosí.
Após o gol boliviano, o Fortaleza não conseguiu se encontrar na partida. A equipe do Potosí chegou a balançar as redes pela quarta vez, mas foi anulado por impedimento. Apesar do gol anulado, a goleada boliviana foi confirmada nos acréscimos do jogo. Álvarez, aos 46 minutos, recebeu sozinho dentro da área tricolor, tirou de João Ricardo e deu números finais à partida.
O próximo confronto do Fortaleza na competição é contra o Boca Juniors, na Argentina, na próxima quarta-feira (15). A vitória em La Bombonera pode garantir a classificação tricolor.