Fluminense bate LDU, exorciza fantasmas e conquista o título da Recopa
Com dois gols de Jhon Arias, Tricolor reverte resultado do Equador e garante mais um título inédito sob o comando de Diniz
Da Redação
01/03/24 • 10h20
Na noite desta quinta, 29, o Fluminense conquistou, pela primeira vez em sua história, a Recopa Sul-Americana. O resultado, construído com dois gols do colombiano Jhon Arias, tem um gosto especial por ser em cima da LDU do Equador, algoz do Tricolor na final da Libertadores de 2008 e da Sul-Americana de 2009 no mesmo Maracanã. É o terceiro título da equipe tendo Fernando Diniz como treinador.
O jogo no Maracanã aconteceu uma semana após o confronto da ida, na altitude de Quito, no Equador. Na primeira partida, 1 a 0 para a LDU e vantagem para os campeões da Sul-Americana de 2023, que jogavam pelo empate, no Rio, para conquistar o título.
A partida foi marcada por uma ataque contra defesa. A LDU, por ter a vantagem, esperou o bombardeio do ataque do Fluminense e a tática quase deu certo. A equipe carioca pressionou incessantemente, mas só conseguiu abrir o marcador aos 34 do segundo tempo, quando Samuel Xavier fez o cruzamento e achou Jhon Arias livre. O colombiano cabeceou no canto do goleiro Dominguez e fez o primeiro do Flu.
Já no final do jogo, a zaga equatoriana cometeu pênalti em Renato Augusto. A cobrança teve um ar poético, pois foi no mesmo gol em que o Fluminense foi derrotado nas cobranças de pênalti pela LDU em 2008. Na reedição da história, Arias converteu, anotou o 2 a 0 para os tricolores e garantiu o título da Recopa Sul-Americana para a alegria dos mais de 61 mil torcedores presentes no Maracanã.